América latina

Lula e Santiago Peña conversam sobre reforço de integração entre Brasil e Paraguai

Reunião bilateral foi o último compromisso do presidente brasileiro na viagem em que participou da Assembleia Geral das Nações Unidas

Lula e Santiago Peña
Lula e Santiago Peña (Foto: Twitter Santiago Peña )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira, 20/9, com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Nova York (EUA). Foi o último compromisso do presidente na viagem para participação na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Foi o quinto encontro entre os dois mandatários. Os três primeiros aconteceram após a eleição de Santiago Peña, no fim de abril. Lula também compareceu à posse do presidente paraguaio, em agosto.

continua após o anúncio

Na reunião, os dois presidentes falaram sobre questões de integração entre os países, em especial o acordo sobre a Usina de Itaipu que está em negociação.

Outras obras que aumentam a conectividade entre Brasil e Paraguai também foram abordadas, como as do corredor bioceânico, que facilitará o fluxo de mercadorias, e a conclusão da ponte entre Presidente Franco e Foz do Iguaçu.

continua após o anúncio

RELAÇÃO BILATERAL – O Brasil é o principal destino das exportações paraguaias – 36,9% do total –, de acordo com informações do Banco Central do Paraguai. Em 2021, o Brasil passou à primeira posição entre as origens de investimentos estrangeiros diretos no Paraguai, atingindo US$ 904 milhões e superando os Estados Unidos (US$ 892 milhões).

ENERGIA – No campo da integração energética, Brasil e Paraguai estão estreitamente ligados pela Itaipu Binacional, que responde por 8,72% da demanda de energia elétrica brasileira e é responsável por 86,4% da energia elétrica consumida no país vizinho. Em 26 de abril de 2023, completaram-se 50 anos desde a assinatura do Tratado de Itaipu.

continua após o anúncio

INFRAESTRUTURA – A segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná (Ponte da Integração) e a ponte internacional sobre o Rio Paraguai são dois dos destaques entre os compromissos recentes assumidos por Brasil e Paraguai.

A construção da Ponte da Integração, resultado de acordo bilateral celebrado em dezembro de 2005, teve início em agosto de 2019. O estágio de execução física das obras supera 98,88% e, para sua conclusão, restam apenas acabamentos. Está em curso a construção dos acessos viários.

continua após o anúncio

Já o Acordo entre Brasil e Paraguai para a construção de uma ponte rodoviária internacional sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, que integra o Corredor Rodoviário Bioceânico, com estimativa de conclusão em dezembro de 2024.

O Paraguai se destaca ainda por seu setor agrícola, que conta com expressiva participação de investimentos e conhecimento técnico brasileiros.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247