América latina

Lula na Argentina: O que esperar da presidência brasileira do Mercosul?

O presidente Lula chegou na noite desta segunda-feira (3) a Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará da reunião de chefes de Estado do Mercosul

Janja e Lula desembarcam na Argentina 3/7/23
Janja e Lula desembarcam na Argentina 3/7/23 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidência 'pro tempore' da Argentina no Mercado Comum do Sul (Mercosul) termina nesta terça-feira (4) e passará a ser comandada por outro membro do bloco, o Brasil.

Segundo o diretor de Assuntos Econômicos do Itamaraty, Mauricio Carvalho, esta será uma oportunidade para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva reafirmar a importância da agenda de comércio exterior do Mercosul. A expectativa também é que, por meio de discussões com a União Europeia (UE), o bloco chegue a um acordo com ela e reforme o acordo de livre comércio firmado em 2019. No entanto, como ficou claro nas reuniões de chanceleres realizadas na segunda-feira (3) em Puerto Iguazú, muitas divergências persistem. 

continua após o anúncio

Além disso, em fevereiro, algumas fontes diplomáticas confirmaram que o governo brasileiro pretende retomar o diálogo com as autoridades venezuelanas e buscará promover o ingresso da Bolívia como membro pleno do Mercosul, informa a agência Sputnik. 

O presidente Lula chegou na noite desta segunda-feira (3) a Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará da reunião de chefes de Estado do Mercosul. Os presidentes dos países do bloco se reúnem na manhã desta terça. Ao final do encontro, Lula assumirá a presidência do Mercosul oficialmente. 

continua após o anúncio

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247