HOME > América Latina

Lula participa da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña

Santiago Peña assumiu o mandato de 5 anos

Lula participa da cerimônia de posse do presidente paraguaio, Santiago Peña (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O presidente paraguaio, Santiago Peña, tomou posse, nesta terça (15), numa cerimônia sem a presença da população que contou com a participação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Santiago Peña assumiu o mandato de cinco anos. No Paraguai não há reeleição. Ele mantém a hegemonia do Partido Colorado, que fez quase todos os presidentes desde a abertura democrática em 1989. Peña tem 44 anos, economista, foi do FMI, diretor do Banco Central paraguaio, ministro da Economia e chega com o desafio de fazer o país crescer. Um trecho do discurso de posse foi em guarani. Santiago Peña disse que o povo não estará só e que vai conseguir melhor a qualidade de vida da população.

Um tema importante nas relações entre o Brasil e o Paraguai é Itaipu. O acordo binacional da hidrelétrica fez 50 anos, e é momento de revisão dos termos financeiros. O Paraguai quer poder vender o excedente da sua parte aos países vizinhos e ao Brasil pelo preço de mercado.

Na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o novo presidente paraguaio. Lula disse durante sua live semanal que o futuro presidente paraguaio é um jovem inteligente e que o Brasil quer paz com o Paraguai, país com quem travou uma guerra no Século 19. 

"É um novo presidente, é um jovem que tem a cabeça, me parece, muito inteligente, é um jovem que tem preocupação na relação com o Brasil. O Brasil tem que entender o Paraguai assim: o Brasil tem que crescer, mas os seus vizinhos também precisam crescer. O Brasil precisa criar oportunidades para que seus países vizinhos cresçam", disse Lula.