Maduro afirma que está pronto para diálogo com Guiana sobre Esequibo
Presidente venezuelano considers necessário encontrar uma solução para a disputa territorial
Correo del Orinoco - O presidente da República Bolivariana de Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou sua prontidão para reiniciar as conversações, buscando uma solução para a controvérsia territorial do Esequibo através de diálogos face a face.
O mandatário assegurou estar pronto para um encontro com o governo de Guyana, visando uma rápida resolução. Referindo-se ao Acordo Multilateral de Genebra de 1966, Maduro dirigiu-se ao presidente de Guyana, Irfaan Ali, declarando: "Eu, Nicolás Maduro Moros, presidente da República Bolivariana de Venezuela, em nome de nosso povo, estou pronto para nos reunirmos em breve em um local do Caribe que escolhermos, para dialogar no âmbito do Acordo de Genebra, retomar as negociações de paz e cessar essas ameaças e ilegalidades por meio do diálogo, resolvendo-as pela diplomacia". Enfatizando que as decisões devem ser baseadas no consenso e aprovação de ambos os governos. "Há apenas uma solução, e é retomar o diálogo face a face", destacou.
O presidente venezuelano também enviou uma mensagem ao líder da Caricom, oferecendo-se para uma reunião de alto nível com primeiros-ministros e equipes de ambos os governos, "para discutir abertamente". "A Venezuela está pronta para apresentar uma proposta clara e direta de paz para avançar em direção a um acordo, sempre dentro do quadro do Acordo de Genebra de 1966", acrescentou o chefe de Estado.
