HOME > América Latina

Maduro comemora presença da Venezuela na nova era da geopolítica mundial

Nicolás Maduro anuncia perspectivas promissoras para a política externa venezuelana

Nicolás Maduro (Foto: Correo del Orinoco)

247 - O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, proclamou nesta quarta-feira (20) que a Pátria Bolivariana "abre as portas para uma era esplendorosa na nova geopolítica mundial". Em suas palavras através da rede social X, ele adicionou: "Estamos avançando no desenvolvimento pelos caminhos da cooperação e solidariedade junto aos nossos povos irmãos".

A Venezuela participa da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o Ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, informa o Correo del Orinoco. 

O Ministro do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, expressou a necessidade urgente de reformar o sistema da ONU em prol de um mundo multipolar e pluricêntrico. De acordo com o Ministro Gil, a organização perdeu grande parte de seu poder para lidar com os desafios atuais do mundo, sendo essencial que ela se torne "mais sólida, mais poderosa e capaz de fazer cumprir seus princípios fundamentais". Nesse contexto, Gil argumenta que o dólar americano, moeda predominante nas transações globais, tem sido usado como instrumento de punição contra países e suas populações, e isso precisa mudar. 

O presidente venezuelano realizou uma bem-sucedida turnê internacional que começou em 8 de setembro na China, onde foram assinados 31 acordos de cooperação, e se estendeu até 14 de setembro, fortalecendo os laços entre Venezuela e o gigante asiático. Durante a viagem, o Chefe de Estado também passou pela Argélia e posteriormente participou da cúpula do Grupo dos 77 + China em Cuba, caracterizando esse percurso como um êxito.