Maior objetivo do governo da Venezuela em 2023 foi garantir a paz social, afirma Maduro
Presidente venezuelano fez declarações sobre a segurança pública
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou que o propósito maior do seu governo no ano passado foi garantir a paz e o bem-estar do povo, informa a Prensa Latina.
"Estamos empenhados em consolidar a justiça e a segurança abrangente", afirmou o chefe de Estado na sua conta X, antigo Twitter.
Maduro afirmou que em 2023 “avançamos positivamente” e hoje as nossas cidades, ruas e bairros têm “segurança estabelecida e permanente”.
Para 2024, afirmou, devemos manter essa linha, “vamos conquistar os territórios de paz” em todo o país.
O presidente referiu noutra mensagem que o “espírito de unidade que rodeia o povo venezuelano tem sido como um anjo da guarda”, como a voz de uma consciência motivadora e conciliadora que nos tem permitido ver além dos muros do individualismo.
“Vamos continuar a marcha, com um registro claro e coerente, vamos construir um 2024 de mais paz e felicidade”, sublinhou.
O Governo da Venezuela atribuiu a redução de 16,8 por cento nas taxas de criminalidade em 2023 às políticas de segurança dos cidadãos, a fim de garantir a paz do povo.
Remígio Ceballos, vice-presidente do setor Segurança Cidadã e Paz, ao fazer o balanço do trabalho do ano, destacou que no período houve uma diminuição de 21 por cento nos homicídios, o que nos permitiu fechar com uma taxa de 5,21 casos por 100 mil habitantes.
Crimes como furto (21%), roubo (33%), furto de veículos (20%) e sequestro (39%) também diminuíram, segundo um comunicado do Ministério das Relações Interiores, Justiça e Paz.
A instituição do Estado avaliou que estes números demonstram a eficácia do trabalho preventivo dos órgãos de segurança cidadã para “garantir o gozo do direito à segurança”.
Elogiou a importância da prevenção como ferramenta para a consolidação da paz e sublinhou que continuam a prestar atenção às questões sociais, o que é “um dos elementos fundamentais que nos tem permitido avançar nesta matéria”.
Segundo o também ministro da pasta, em 2023 foram realizados 149 dispositivos de segurança cidadã e 18.160 atividades preventivas, que atingiram mais de 4 milhões de pessoas.
