CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Milei rejeita BRICS e envia pedido formal para negociar adesão da Argentina à OCDE

O país se candidatou pela primeira vez a membro da OCDE em 2016

Javier Milei (Foto: Eliana Obregón/Telam)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) solicitando formalmente o início das negociações de adesão, pedindo que isso seja feito "o mais rápido possível", segundo três fontes.

Milei disse em uma carta - datada de 11 de dezembro, mas enviada à organização com sede em Paris nesta quarta-feira (13) - que o país pretende "retomar ativamente" o processo de se tornar um membro da OCDE. A Argentina também está disposta a "cumprir as etapas futuras do roteiro" de adesão, diz a carta vista pela Reuters. >>> Itália apoia decisão da Argentina de não se juntar ao BRICS

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O país se candidatou pela primeira vez a membro da OCDE em 2016, durante o governo de Mauricio Macri, mas decidiu congelar o processo de candidatura depois que o presidente Alberto Fernández assumiu o cargo em 2019.

A carta é uma resposta a outra que a OCDE enviou no final de novembro ao então governo eleito, que convidou formalmente a Argentina a seguir os passos para iniciar o processo de adesão, disseram duas das fontes, pedindo para não serem identificadas porque as conversas são privadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores da Argentina, conduzirá as discussões da OCDE, de acordo com a carta de duas páginas assinada por Milei e com o selo presidencial.

Um porta-voz de Milei não respondeu a um pedido de comentário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Será um procedimento extremamente longo e difícil. Mas temos de obedecer às regras de países muito mais desenvolvidos do que nós", disse Mondino à Reuters em uma entrevista em 4 de dezembro.

Em janeiro de 2022, a OCDE também convidou Brasil, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia para iniciar o processo de adesão à organização. O Brasil apresentou um memorando inicial de adesão há mais de um ano, um passo adiante que a Argentina ainda não deu.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO