HOME > América Latina

Militares dos EUA são autorizados a realizar operações no Equador

"Não é que [os EUA] estarão destacando suas tropas, mas que entrarão por curtos períodos de tempo, realizarão operações e sairão", disse o chanceler Gustavo Manrique Miranda

Militares dos EUA (Foto: Reuters/Ag. Brasil )

(Sputnik) - O ministro das Relações Exteriores do Equador, Gustavo Manrique Miranda, disse na terça-feira (3) que as forças armadas dos Estados Unidos estariam autorizadas a realizar operações militares no território e nas águas do país para combater a pesca ilegal, o tráfico de seres humanos e drogas e o contrabando de combustível.

"Não é que [os EUA] estarão destacando suas tropas, mas que entrarão por curtos períodos de tempo, realizarão operações e sairão... As autoridades equatorianas também estarão a bordo de navios estrangeiros para que a soberania não se perca e garantir que sejam as nossas autoridades a tomar decisões-chave sobre as operações", disse o ministro em uma coletiva de imprensa em Quito, comentando os acordos assinados pelo presidente Guillermo Lasso durante sua recente visita aos EUA.

O ministro acrescentou que outro acordo assinado fornece uma base legal para o movimento de oficiais e tropas dos EUA através do território equatoriano.

As autoridades do Equador e dos EUA já disseram anteriormente que os acordos assinados durante a visita de Lasso têm como objetivo fortalecer a cooperação na luta contra a pesca ilegal e o tráfico de drogas. O presidente equatoriano disse anteriormente que essas operações seriam realizadas contra embarcações suspeitas ou embarcações que fossem apátridas ou consideradas apátridas.