CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Minorias étnicas colombianas dão posse simbólica a Gustavo Petro

"Recebo com grande emoção este mandato popular e espiritual", disse o presidente eleito , que toma posse oficialmente neste domingo

Gustavo Petro é simbolicamente epossado por minorias étnicas (Foto: Twitter Glória Flores)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - Indígenas, afrodescendentes, ciganos e camponeses da Colômbia entregaram o mandato presidencial ao progressista Gustavo Petro em uma cerimônia simbólica realizada neste sábado (6) em Bogotá, às vésperas de sua posse oficial.

"Recebo com grande emoção este mandato popular e espiritual", disse o presidente eleito, após participar, junto com sua vice Francia Márquez, de um ritual ancestral "popular e espiritual" em um parque central da capital colombiana. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O Presidente da República os convoca a se organizarem e, sem dúvida, essa pluralidade, esse multiculturalismo, esse espectro multicolorido que deve ser o da organização popular deve ser unificado no meio da diversidade, coordenado, conectado entre si", disse Petro. 

"Que o país possa então ser um país de paz, de justiça ambiental, de justiça social", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Milhares de pessoas agitaram bandeiras de diferentes organizações sociais e gritaram palavras de ordem em favor do primeiro governo de esquerda da história da Colômbia. 

Após a cerimônia, as comunidades entregaram a Petro um documento com suas principais demandas: paz em territórios remotos, defesa do meio ambiente, proteção das minorias, transformação das políticas antidrogas, defesa dos direitos humanos, renovação das forças armadas, entre outras. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Compartilhamos nosso profundo sentimento de alegria e responsabilidade pela chegada deste projeto político nascido nas entranhas do povo e caracterizado pelo interesse em contribuir para a mudança”, disse um dos porta-vozes indígenas. 

Petro assume a presidência neste domingo para substituir o conservador Iván Duque (2018-2022) por um período de quatro anos, sem possibilidade de reeleição por ordem constitucional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cerimônia de posse 

A cerimônia de posse, que será realizada na Plaza de Bolívar, em Bogotá, contará com a presença de vários presidentes e alguns vice-presidentes da região.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os líderes que estarão presentes na inauguração serão Alberto Fernández (Argentina); Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile); Rodrigo Chavez (Costa Rica); Guillermo Lasso (Equador); Xiomara Castro (Honduras); Laurentino Cortizo (Panamá); Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Luis Abinader (República Dominicana). Da mesma forma, o chefe de governo de Curaçao, Bernard Whiteman, o vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa, a vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, o chanceler do Brasil, Carlos França, a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, e a primeira-dama do México, Beatriz Gutierrez.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO