TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Nicarágua: Justiça condena gerente do jornal La Prensa a nove anos de prisão

      Acusação contra Juan Lorenzo Holmann Chamorro é de lavagem de dinheiro, bens ou ativos. Ele confessou a culpa, mas organizações de direitos humanos criticam o governo Ortega

      (Foto: REUTERS)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      ARN - A justiça nicaraguense condenou o gerente geral do jornal La Prensa, Juan Lorenzo Holmann Chamorro, opositor do governo de Daniel Ortega, a nove anos de prisão por lavagem de dinheiro, bens ou ativos. A sentença também ordena a custódia dos meios de comunicação.

      O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos "exige liberdade imediata" para o jornalista e outros opositores detidos, que considera presos políticos. “O falso Judiciário a serviço do regime condenou injustamente Juan Lorenzo Holmann, gerente geral do La Prensa, a nove anos de prisão e uma multa milionária. Expressamos nossa forte condenação", publicou a organização em suas redes sociais.

      O grupo de direitos humanos da Nicarágua Never+ também se pronunciou sobre o caso e descreveu a confissão de culpa como "arbitrária e inconstitucional". A organização expressou seu repúdio à “perseguição contra o jornalismo e o confisco de meios de comunicação independentes, que constituem graves violações dos direitos humanos, em particular a liberdade de expressão e de imprensa”.

      O processo contra Holmann Chamorro começou em 13 de agosto de 2021.

      Opositores

      Holmann é um dos mais de 40 opositores que foram presos em 2021. Em maio de 2021, o governo nicaraguense iniciou uma série de prisões de candidatos presidenciais e líderes políticos da oposição no âmbito da aplicação da polêmica Lei de Defesa dos Direitos Humanos do Povo, promovida pelo governo.

      Segundo o governo, a norma visa punir quem promove a intervenção estrangeira, mas seus detratores consideram que visa prender seus adversários políticos antes das eleições que Ortega venceu. 

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: