Nicarágua quer atrair investimento chinês após assinatura do TLC
Ministro destaca o potencial de desenvolvimento e crescimento da Nicarágua
247 - O ministro de Fomento, Indústria e Comércio de Nicaragua, Jesús Bermúdez, revelou mesta segunda-feira (4), que um dos principais objetivos após a assinatura do Tratado de Livre Comércio (TLC) com a China é atrair investimentos do gigante asiático. Em uma entrevista à Revista em Vivo do canal 4, o ministro destacou o potencial de Nicarágua como um país repleto de oportunidades para empresários chineses, considerando seu processo contínuo de desenvolvimento e crescimento, informa a Prensa Latina.
Bermúdez mencionou o TLC como uma oportunidade para estabelecer a China como um dos principais fornecedores de matéria-prima, insumos, capital, bens de consumo, maquinaria e equipamentos que não são produzidos internamente. Ele também enfatizou a importância de a China se tornar um dos principais compradores das exportações nicaraguenses, principalmente produtos agropecuários e produtos das zonas francas, que representam um setor industrial em crescimento.
Segundo o ministro, a entrada em vigor do TLC em janeiro de 2024 significará que 71% de todas as exportações atuais de Nicaragua, que representam 80% de seus principais produtos, poderão desfrutar de um comércio livre. Bermúdez afirmou que o TLC foi negociado de forma abrangente, visando o desenvolvimento de produtos ainda não exportados, mas com grande potencial.
Ele expressou a convicção de que o tratado é mutuamente benéfico para ambos os países, respeitando seus interesses e sensibilidades. O ministro também enfatizou o papel crucial que a China desempenha como um parceiro político e econômico seguro, especialmente em um contexto internacional de sanções e obstáculos comerciais.
Bermúdez destacou a necessidade de os produtores nicaraguenses ampliarem seus esforços para aproveitar o vasto mercado chinês, incentivando a associação entre os produtores a nível interno para atender às demandas dos empresários. O TLC foi assinado após um ano de negociações, seguindo o restabelecimento das relações diplomáticas entre Nicaragua e a China em dezembro de 2021.
Este tratado representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento econômico de Nicaragua e aprofundar seus laços comerciais com a China, um dos principais atores globais no cenário econômico mundial.
