Nova pesquisa mostra Massa com vantagem sobre Milei, mas com muitos indecisos podendo decidir a eleição
Apesar da vantagem de Massa, sua distância para Milei caiu de oito para três pontos, segundo o instituto Analogias
247 - Segundo levantamento da empresa de pesquisa Analogias, liderada por Marina Acosta, Sergio Massa teria uma vantagem de três pontos sobre Javier Milei se o segundo turno presidencial na Argentina ocorresse nesta segunda-feira (6), informa o Pagina12. Isso difere de outras pesquisas que, em sua maioria, indicam uma vantagem para o candidato libertário. No entanto, há dois aspectos que devem ser motivo de preocupação para a coalizão "Unión por la Patria" (UxP). Primeiro, de acordo com a mesma empresa de pesquisa, Massa liderava por oito pontos há apenas dez dias, ou seja, a sua vantagem diminuiu consideravelmente. O segundo ponto de preocupação é que há 12% de eleitores indecisos, um grupo que terá um papel crucial na eleição.
A pesquisa da Analogías abrangeu 2.324 cidadãos de todo o país e foi conduzida por telefone, tanto para linhas fixas quanto para celulares, de forma automática. Para garantir a precisão dos dados, a amostra foi ajustada de acordo com as proporções adequadas em relação à idade, sexo e nível socioeconômico. O trabalho foi concluído durante o fim de semana.
Segundo a análise de Acosta, a diferença a favor de Massa diminuiu de oito para três pontos em relação à primeira pesquisa realizada imediatamente após os resultados de 22 de outubro. Na primeira semana, houve uma migração de cinco pontos dos indecisos para Milei, o que era previsível devido ao apoio de parte da coalizão 'Juntos por el Cambio' (JxC) à candidatura de Milei. Como se tem observado, há uma tendência gradual e contínua de polarização que deixa mais de 17% (12% de indecisos e 5% de votos em branco) de eleitores em potencial em um cenário indefinido.
Isso significa que, nas últimas duas semanas, ocorreram os seguintes movimentos:
- Milei conquistou parte dos votos de Patricia Bullrich, especialmente os mais fiéis.
- Outra parte dos que apoiaram Bullrich ainda não decidiu seu voto e entrou na categoria de indecisos. Isso pode incluir aqueles que apoiaram Horacio Rodríguez Larreta nas primárias.
Dentro da categoria de indecisos, parece haver uma inclinação maior em direção a Massa do que a Milei. Este grupo é composto principalmente por mulheres, e o eleitorado de Massa também tem uma presença maior de mulheres do que homens. São principalmente pessoas com mais de 60 anos, uma faixa etária em que Massa supera Milei, e pertencem a um estrato socioeconômico mais modesto, no qual Massa também é mais forte. No entanto, na pesquisa, eles afirmaram não saber em quem votar, o que cria incertezas.
A campanha e o debate são fatores cruciais que podem influenciar a decisão dos indecisos. Massa precisa melhorar seu desempenho nos seguintes aspectos, onde tem recebido menos apoio:
- Em alguns estados, como Córdoba e Mendoza.
- Entre a classe média.
- Entre os jovens.
Como é conhecido, uma das chaves das campanhas eleitorais é alcançar não apenas os próprios eleitores, mas também os indecisos e até mesmo os eleitores de outros candidatos. A presença de Massa no programa de televisão "La Nación+" teve esse objetivo. No entanto, o desafio será ainda maior no debate de domingo, 12 de novembro, pois o público será praticamente a totalidade da população.
