Organizações indígenas anunciam apoio à candidata Luísa González no Equador
O líder do Movimento Indígena Equatoriano, Leónidas Iza, pediu unidade para enfrentar o projeto neoliberal
247 - A Assembleia Popular Plurinacional do Equador anunciou suas decisões e propostas antes do segundo turno da eleição presidencial.
O líder do Movimento Indígena Equatoriano, Leónidas Iza, pediu unidade para enfrentar o projeto neoliberal fascista nesta quarta-feira (12), durante a cerimônia de encerramento da Assembleia Popular Plurinacional do Equador. Ele expressou seu apoio a Luisa González, candidata presidencial pelo partido Revolução Cidadã, informa a Telesur.
Nesse sentido, a CONAIE tornou públicas as principais reivindicações da Unidade de Esquerda para a candidata Luisa González, visando as eleições de 2025.
Para que essa unidade tome forma, eles estão levantando demandas centrais que González precisa ouvir. O ponto de partida é o documento construído na unidade da esquerda, acrescentou Iza.
Entre as propostas do Partido de Ação Nacional (CONAIE), destaca-se a importância de apoiar a decisão de todas as organizações políticas, defender a unidade do povo e ratificar a rejeição de uma nova Constituição que facilite a ascensão do direito ao poder.
Da mesma forma, a CANAIE rejeita a mineração a céu aberto em larga escala, bem como a mineração ilegal, ao mesmo tempo em que exige respeito à implementação das consultas populares em Azuay, Yasuní e Chocó Andino.
Além disso, as organizações indígenas também exigem respeito aos direitos dos animais, redução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para 12%, rejeição dos acordos de livre comércio, reintegração dos trabalhadores da PetroEcuador, auditoria da dívida externa e revogação da declaração de guerra interna.
Da mesma forma, a CONAIE rejeita a violência de gênero contra as mulheres e a diversidade sexual e exige que o Estado implemente políticas públicas para erradicar todas as formas de violência e respeitar o Estado laico.
Também exige, entre outras questões, o fim do massacre de jovens em bairros racializados e pobres e a desmilitarização dos territórios.
A Assembleia Popular Plurinacional é um espaço para a convergência de movimentos sociais, grupos indígenas, agricultores e organizações de base no Equador . Por muitos anos, ela desempenhou um papel significativo na formação das agendas políticas e sociais da nação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: