Pedro Castillo completa 1 ano na presidência peruana
O mandato de Castillo se caracterizou até agora por poucas realizações e tentativas de destituição do cargo por parte do Congresso
247 - O governo do presidente peruano Pedro Castillo apresentará nesta quinta-feira (28), após um ano de mandato, uma mensagem sobre sua gestão perante o Congresso, cuja maioria busca encerrar seu mandato devido a graves acusações de corrupção.
O presidente confirmou que vai comparecer à sessão parlamentar solene, realizada por ocasião do 201º aniversário da independência nacional.
Embora não haja relatos sobre o conteúdo de sua mensagem, Castillo anunciou surpresas importantes semanas atrás, embora, devido aos problemas que ameaçam sua continuidade no cargo, ele não cumprirá o que disse, segundo uma pesquisa de televisão.
O analista Juan de la Puente declarou que o único anúncio importante na delicada situação que vive seria o anúncio de novas eleições, mas Castillo não está disposto a fazê-lo.
A impopularidade das forças de direita e de centro que propõem a destituição de Castillo é maior que a dele. à fórmula de eleições antecipadas, tanto presidenciais quanto legislativas.
A situação do presidente se agravou nesta semana, quando foi confirmado que o ex-secretário presidencial e parceiro nas lutas sindicais dos professores, Bruno Pacheco, havia se entregado ao Ministério Público após quase quatro meses escondido desde que um juiz ordenou sua prisão preventiva por corrupção.
