HOME > América Latina

Pepe Mujica enfrenta fase "mais difícil", diz esposa

Ex-presidente do Uruguai foi diagnosticado no início de maio com câncer de esôfago

Pepe Mujica (Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica está passando pelo "momento mais difícil" de seu tratamento contra o câncer de esôfago, segundo sua esposa, Lucía Topolansky. Mujica, de 89 anos, foi diagnosticado no início de maio e passou por sessões de radioterapia até meados de junho. "Porque tem o acumulado de toda a radiação, e isso inflama o aparelho digestivo", explicou Topolansky, acrescentando que ele só pode consumir alimentos leves como sopas, sucos e gelatinas. As informações são da agência AFP.

Topolansky, que também é ex-guerrilheira e ex-vice-presidente do Uruguai, relatou que, apesar das limitações físicas e alimentares, Mujica "está bem de ânimo". No entanto, o frio do inverno tem restringido suas aparições públicas, algo difícil para ele, que estava muito ativo politicamente até recentemente. "Dizem que ele participou das internas, mas, comparado a fazer oito eventos por dia como costumava fazer nos momentos em que militava a mil, isso é nada. É como um cachorro preso em sua coleira", disse ela.

Mesmo enfrentando esses desafios, Topolansky mantém o otimismo sobre a recuperação de Mujica. "Eu sou otimista, acredito que os médicos têm trabalhado muito bem, mas é preciso esperar e ter paciência", afirmou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados