Presidente de Cuba vai discursar perante o parlamento angolano
Visita de Díaz-Canel a Angola inclui um encontro com o seu homólogo, João Lourenço, a assinatura de vários acordos e um diálogo com residentes cubanos
Prensa Latina - O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, discursará nesta segunda-feira (21) perante a Assembleia Nacional de Angola (Congresso unicameral), no âmbito das atividades da sua visita oficial ao país.
O presidente será recebido com honras militares e a mensagem de boas-vindas será entregue pela presidente do Legislativo, Carolina Cerqueira, segundo nota da entidade.
Ao final da Reunião Plenária Solene, Díaz-Canel assinará o Livro de Honra no Salão Nobre da sede da Assembleia, acrescenta a nota.
O chefe de Estado da nação caribenha chegou ontem ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores angolano, Téte António, entre outras autoridades.
A sua agenda em Luanda inclui um encontro com o seu homólogo João Lourenço, a assinatura de vários acordos e um diálogo com cubanos aqui residentes e membros de grupos de solidariedade com a ilha.
O presidente vai também homenagear os 2.085 combatentes cubanos que ofereceram a vida junto ao povo angolano na luta pela preservação da independência, além de outros 204 que morreram no desempenho de tarefas civis.
Neste domingo, o presidente conversou com mais de 200 colaboradores de setores como saúde, ensino superior, defesa, energia e recursos hidráulicos, representando os 2.056 que atuam no país.
Deles, 1.171 são doutores e 582 professores, cujo trabalho se estende às 18 províncias do território nacional.
Díaz-Canel afirmou que exaltam o pensamento humanista da Revolução e os fazem sentir orgulho de serem cubanos, compartilhou pormenores sobre a situação econômica e social da ilha e ratificou que a solidariedade com Angola será mantida enquanto o povo precisar.
