América latina

Boric tem encontro emocionante com líder mapuche chefe da Assembleia Constituinte (vídeo)

Chefe de Assembleia Constituinte, a líder mapuche Elisa Loncón, acredita que vitória de Boric favorece o Parlamento que muda a Constituição chilena

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Juca Simonard, 247 - O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, se reuniu com a chefe da Assembleia Constituinte, a líder mapuche Elisa Loncón, nesta terça-feira, 21, no Palácio Pereira, onde ficava a antiga sede do Congresso. Ele conversou com os integrantes do Parlamento que altera a Constituição chilena.

"Não quero uma Constituinte partidária, que esteja a serviço do governo. Estaremos no Executivo fazendo o possível para que tenham a liberdade e a independência para trabalhar de modo soberano", afirmou Boric.

continua após o anúncio

“Não vou tentar pautar a Convenção com o que ela tem que fazer, apenas respeitar e implementar o que deliberativamente for decidido aqui”, afirmou Boric após uma reunião com a Presidência do órgão.

“Isso é um tema de Estado, de longo prazo. Todos temos que dar o melhor de nós mesmos, independentemente de nossas diferenças políticas, para que este processo tenha sucesso, porque se a Convenção for bem, o Chile se sairá bem”, acrescentou.

continua após o anúncio

A nova constituição deve ficar pronta em julho do ano que vem e será avaliada pela população em plebiscito marcado para outubro de 2022. Nos próximos meses, haverá mudança na composição da nova mesa de direção e Loncón deixará o posto para ser substituída por um novo presidente.

continua após o anúncio

Mais cedo, em entrevista nesta terça, a independente Elisa Loncón comemorou a vitória de Boric sobre o representante da extrema direita, José Antonio Kast. “Foi a melhor decisão”, afirmou, justificando que o direitista “tinha um discurso negacionista que afetava os avanços democráticos do país, a crise climática, a situação dos direitos das mulheres”.

Defensora da "independência" da Assembleia Constituinte, Loncón destacou que a vitória de Boric vai dar “maior tranquilidade” para os deputados constituintes.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247