América Latina

Programas de bem-estar social tiveram peso decisivo na vitória de Sheinbaum e Lopez Obrador no México

Mecanismos de ajuda direta atingem diretamente quase 28 milhões de pessoas, ou seja, um em cada cinco mexicanos

Claudia Sheinbaum (Foto: Reuters/Alexandre Meneghini)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A vitória significativa de Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador (AMLO) nas eleições mexicanas está profundamente ligada aos programas sociais implementados durante o governo de López Obrador. Esses programas, conhecidos como "programas de bem-estar", foram fundamentais para melhorar as condições de vida dos mexicanos mais desfavorecidos e reduzir a pobreza no país, segundo aponta reportagem do jornal La Nacion.

Durante seu mandato de 2019 a 2024, López Obrador destinou cerca de 2,7 trilhões de pesos (aproximadamente 160 bilhões de dólares) aos programas de assistência social, com uma alocação recorde de 44 bilhões de dólares apenas em 2023. Esses programas atingem diretamente quase 28 milhões de pessoas, ou seja, um em cada cinco mexicanos, e 79% dos lares mexicanos recebem pelo menos um tipo de auxílio.

Confira alguns programas implementados:

Pensão para o Bem-Estar das Pessoas Idosas:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos principais programas de López Obrador, destinado a melhorar a proteção social dos idosos com uma pensão universal de 6.000 pesos bimestrais (cerca de 353 dólares), é entregue diretamente sem intermediários.

Este programa possui status constitucional, garantindo sua continuidade independentemente do governo em vigor.

Bolsas de Estudo para Educação Básica:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Oferece 920 pesos mensais (aproximadamente 54 dólares) a famílias com crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas de educação inicial, pré-escolar, primária ou secundária.

Programa Agroflorestal:

Fornece 6.250 pesos mensais (cerca de 367 dólares) diretamente aos adultos residentes em áreas rurais que possuem até 2,5 hectares de terra dedicadas a projetos agroflorestais.

A popularidade de AMLO é atribuída não apenas aos programas sociais, mas também às políticas trabalhistas, como o aumento do salário mínimo e a melhoria da formalidade no emprego. A presidenta eleita, Claudia Sheinbaum, prometeu continuar e ampliar esses programas, garantindo o acesso universal a direitos como educação, saúde, habitação e cultura, construindo um verdadeiro estado de bem-estar no México.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO