HOME > América Latina

Reforma agrária: Colômbia chega a acordo histórico para comprar terras de pecuaristas

Uma das causas do conflito armado na Colômbia é a desigualdade na distribuição de terras

Reforma agrária: Colômbia chega a acordo histórico para comprar terras de pecuaristas (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez/File Photo)

247 - O governo da Colômbia chegou a um acordo histórico com pecuaristas para comprar 3 milhões de hectares de terras em todo o país. O objetivo é destinar as regiões a agricultores rurais pobres para impulsionar a reforma agrária. 

"Chegamos a um acordo total, este é um ato histórico, o terceiro componente da reforma agrária está começando", disse a ministra da Agricultura, Cecilia Lopez, em comunicado, acrescentando que o acordo será assinado na próxima semana pelo presidente Gustavo Petro. "Este é um passo para a paz total e o cumprimento do ponto um do acordo de Havana". 

A reforma agrária é parte do acordo de paz firmado em 2016 entre o governo colombiano e as Farc.

Uma das causas do conflito armado na Colômbia é a desigualdade na distribuição de terras, concentradas nas mãos dos grandes latifundiários. As guerrilhas surgidas na década de 1960 estão ligadas às reivindicações camponesas pelo acesso à terra. 

Jose Felix Lafaurie, presidente da associação de pecuaristas Fedegan da Colômbia, disse que o acordo foi alcançado em menos de um mês.

“Chegamos a um grande acordo que trará muita tranquilidade ao setor rural”, disse Lafaurie, acrescentando que o pacto ajudará a consolidar uma classe média rural que ajudará a responder aos desafios alimentares da Colômbia.

A reforma agrária também verá títulos de 600.000 hectares concedidos a agricultores, enquanto outros 125.000 hectares confiscados de acusados ​​de narcotráfico serão alugados, acrescentou o ministro da Agricultura. (Com Reuters). 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: