Unasul anuncia retorno oficial de suas funções
A Unasul nasceu em 2008 com o objetivo de criar um espaço comum de integração entre os povos da América do Sul
247 - A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) anunciou o retorno oficial às suas funções após cinco anos paralisada, informa a Telesur.
“Depois de 5 anos, a Unasul inicia seu processo de reativação institucional com a realização da primeira reunião de um de seus Órgãos: o Conselho de Delegados”, destacou o bloco nas redes sociais.
Nessa primeira reunião, a Unasul nomeou o Conselho de Delegados composto por representantes de cada Estado-membro.
Soma-se a essa novidade que a Colômbia fará parte do organismo internacional, conforme anunciado no dia 5 de dezembro em um primeiro encontro virtual.
Delegados do Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana participaram da primeira reunião.
A Unasul nasceu em 2008 com o objetivo de criar um espaço comum de integração entre os povos da América do Sul nas esferas cultural, social, econômica e política.
A Unasul paralisou suas atividades em 2018, quando Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru enviaram carta à Presidência Pró-Tempore dp bloco. No documento encaminhado ao chanceler da Bolívia, Fernando Huanacumi, que estava no comando da organização, eles informaram sobre a decisão de suspender, por tempo indeterminado, a participação nas reuniões do bloco.
A iniciativa, segundo o documento, foi motivada pelo impasse com o governo da Venezuela em relação à escolha do secretário-geral da organização. Na carta, os chanceleres alegaram que a Unasul já estava paralisada desde janeiro de 2017 porque a Venezuela, com o apoio da Bolívia, do Suriname e do Equador, vetou o candidato argentino ao posto de secretário-geral.
