Venezuela conclui exercício militar estratégico
O Exercício Escudo Bolivariano 2025 é uma reafirmação dos esforços do governo pela paz na Venezuela
Prensa Latina - O Exercício Escudo Bolivariano 2025 termina nesta quinta-feira na Venezuela. Na véspera, o Presidente da República e Comandante em Chefe, Nicolás Maduro, liderou as manobras com o alto comando das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), nas quais foram acionados todos os Órgãos de Segurança Direção de Defesa Integral Territorial.
Os exercícios, denominados Escudo Bolivariano 2025, abrangem os 24 estados, os 335 municípios, as mais de mil freguesias e comunas de todo o país.
No âmbito da estrutura de defesa, foi lançada a Operação Mercúrio para servir as centenas de deslocados colombianos que cruzaram a fronteira com o estado de Zulia e na qual participaram cerca de 700 membros da FANB, forças policiais, Protecção Civil e Bombeiros.
As ações do primeiro dia foram dirigidas pelo Ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, de Catatumbo, em Zulia (noroeste), que recebeu ordem do Comandante-em-Chefe para mobilizar todas as forças para garantir “a paz perpétua no fronteira."
Imagens transmitidas pela Venezolana de Televisión mostraram o ministro em diálogo com mulheres e crianças que foram recebidas em território venezuelano, onde recebem ajuda material e humanitária.
Ontem à noite em seu programa Con el Mazo Dando, Cabello afirmou que ali estão médicos, paramédicos, enfermeiros e pessoal de recreação, além de receberem alimentação.
Maduro ordenou prestar todo apoio à população que foi deslocada para a Venezuela pelos conflitos na Colômbia.
O ministro venezuelano da Defesa, Vladimir Padrino, numa mensagem na sua conta Instagram respondeu aos que pedem intervenção contra a Venezuela: “nós lhes dizemos que haverá uma resposta contundente. Eles obterão uma resposta bolivariana, com dignidade, porque a FANB está disposta a defender nossa integridade territorial, soberania, liberdade, democracia e Constituição”, reafirmou.
O governo venezuelano, ao ressaltar o êxito dos exercícios militares, afirma que “a vitória será sempre a paz da Venezuela”.



