CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Vitória de Gustavo Petro repercute na América Latina

Entre as saudações, estão as dos presidentes Gabriel Boric, Nicolás Maduro, Xiomara Castro, Andrés Manuel López Obrador, Alberto Fernández Díaz-Canel e o ex-presidente Lula

Gustavo Petro e Francia Márquez (Foto: REUTERS/Santiago Arcos)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

ARN - Depois que o líder do Pacto Histórico, Gustavo Petro, venceu as eleições colombianas deste domingo com 50,48% dos votos apurados na pré-contagem, vários líderes da região lhe enviaram seus parabéns.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, foi uma das primeiras a se expressar pelo Twitter. "Em nome do povo de Honduras, parabenizo o corajoso povo da Colômbia por eleger a mudança social histórica que o presidente eleito representa hoje."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, o chefe de Estado do Panamá, Laurentino Cortizo, felicitou Petro afirmando: "Desejo o fortalecimento da democracia do país irmão e os laços históricos que unem nossos povos".

Por sua vez, o presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que ligou para Petro para parabenizá-lo pela vitória. "Alegria para a América Latina! Trabalharemos juntos pela unidade do nosso continente, nos desafios de um mundo em rápida mudança. Continuamos!"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, garantiu através de suas redes sociais que o triunfo de Gustavo Petro "é histórico".

“Os conservadores colombianos sempre foram tenazes e duros. O escritor José María Vargas Vila contou que os ditadores de seu país 'mergulharam o punhal em água benta antes de matar'", escreveu. Acrescentou que em 1948, "esse mesmo procedimento causou o assassinato do grande líder liberal José Eliécer Gaitán. O povo, inflamado pelo crime, destruiu todos os prédios públicos de Bogotá e houve milhares de mortos, de forma popular, espontânea e cruel, revolução."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, disse: "O triunfo de hoje pode ser o fim dessa maldição e a aurora para esse povo fraterno e digno".

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou "estar cheio de alegria" pela vitória de Petro, e o chamou para parabenizá-lo "pela confiança que o povo colombiano depositou nele".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sua vitória valida a democracia e garante o caminho para uma América Latina integrada, neste momento que exige a máxima solidariedade entre os povos irmãos", disse.

Da mesma forma, o chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, tuitou suas “congratulações fraternas” e reiterou sua “disposição de avançar no desenvolvimento das relações bilaterais para o bem-estar dos povos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, afirmou ter chamado Petro para lembrá-lo de que seu governo está disponível para fortalecer a amizade e a cooperação, "priorizando o desenvolvimento e a integração de nossos povos".

Além disso, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tuitou: “Parabenizo Gustavo Petro e Francia Márquez pela histórica vitória nas eleições presidenciais na Colômbia. Ouviu-se a vontade do povo colombiano, que saiu em defesa do caminho da democracia e da paz. Novos tempos estão à vista para este país irmão”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pedro Castillo, presidente do Peru, indicou que se comunicou com o candidato do Pacto Histórico para felicitá-lo e acrescentou que "eles estão unidos por um sentimento comum que busca melhorias de integração coletiva, social e regional para os povos". "Irmão Gustavo, conte sempre com o apoio do Peru", afirmou.

Além disso, o chefe de Estado da Costa Rica, Rodrigo Cháves, aplaudiu a vitória "democrática e livre". Da mesma forma, ele desejou seus "melhores votos" ao povo colombiano com quem pretende "melhorar a magnífica relação" que eles têm.

O ex-presidente do Brasil e candidato às próximas eleições presidenciais de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou "calorosamente" os vencedores e desejou-lhes sucesso em seu governo. "Sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina", disse.

Além disso, o ex-chefe de Estado da Bolívia, Evo Morales, cumprimentou Petro e Márquez através de suas redes sociais e acrescentou: "Nossos irmãos Gustavo e Francia representam o surgimento de uma consciência social e solidária que dignamente levanta bandeiras da esquerda latino-americana e entra na história com a força do voto popular".

Enquanto isso, o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, tuitou que a América Latina "está em festa" e incentivou: "Viva a Colômbia! Viva a grande pátria!"

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também expressou seus parabéns e assegurou que foi "uma vitória histórica para toda a América Latina". "A alegria do povo colombiano também é nossa", assegurou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO