CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Peru: Pedro Castillo anuncia renúncia de todos os ministros

O presidente do Conselho de Ministros, Guido Bellido, apresentou sua renúncia em caráter irrevogável em carta enviada ao presidente. Pedro Castillo anunciou a posse de um novo gabinete ainda nesta quarta

Castillo e Bellido (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik, com 247 - O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Guido Bellido, apresentou nesta quarta-feira (6) sua renúncia ao presidente do país, Pedro Castillo. O anúncio foi feito pelo próprio Castillo em uma mensagem à nação. O primeiro-ministro sai do cargo dois meses desde o início do governo de esquerda, o que implica a saída de todo o gabinete ministerial.​

"Hoje aceitamos a renúncia do presidente do Conselho de Ministros, Guido Bellido Ugarte, a quem agradeço pelos serviços prestados", disse Castillo em breve mensagem à nação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente explicou que sua prioridade continua sendo enfrentar os "grandes problemas" do país, que em sua opinião são a saúde, a fome e a pobreza. Com base nisso, "decidi tomar algumas decisões a favor da governabilidade", disse Castillo, destacando que "o equilíbrio de poderes é a ponte entre o estado de direito e a democracia".

O presidente acrescentou que Bellido entregou sua carta de renúncia em caráter irrevogável. Castillo concluiu afirmando que ainda nesta quarta-feira (6) vai anunciar a posse de um novo gabinete.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Tendo cumprido todas as funções correspondentes à instituição, cumpro a minha renúncia irrevogável ao cargo de presidente do Conselho de Ministros conforme você (Castillo) me solicitou e, nesse sentido, estou inteiramente à disposição para realizar de forma ordenada a transferência correspondente de gestão", lê-se na carta de renúncia divulgada pelo portal Infobae.

Nova Constituição

Em julho, em sua primeira mensagem ao país como chefe de Estado, Pedro Castillo defendeu a apresentação de um projeto de lei para convocar um plebiscito para mudar a Constituição. Ele assumiu a presidência pelo quadriênio de 2021 a 2026.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em seu discurso na sede do Congresso, Castillo indicou que a Assembleia Constituinte vai redigir uma nova Constituição "deve ser multinacional, popular e com paridade de gênero em sua composição".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO