André Barroso avatar

André Barroso

Artista plástico da escola de Belas Artes da UFRJ com curso de pós-graduação em Educação e patrimônio cultural e artístico pela UNB. Trabalhou nos jornais O Fluminense, Diário da tarde (MG), Jornal do Sol (BA), O Dia, Jornal do Brasil, Extra e Diário Lance; além do semanário pasquim e colaboração com a Folha de São Paulo e Correio Braziliense. 18h50 pronto

204 artigos

HOME > blog

08/01 uma data icônica

A quem interessa a vitória de um discurso sem se basear em fatos?

Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

A guerra midiática entre esquerda e direita nunca foi apenas por ideologia, assim como as guerras religiosas que nunca são santas. É preciso lembrar as grandes questões econômicas e sociais são decididas disfarçadas em questões religiosas, como na reforma protestante na Europa na explosão do capitalismo e da contrarreforma católica na expansão dos mercados coloniais. Os avanços do socialismo e avanços sociais sempre incomodavam o capitalismo, que precisou criar pressões midiáticas para que o povo menos alfabetizado pudesse aderir a um discurso contra ele mesmo. Hoje temos uma briga por corações, mentes e carteiras de dinheiro. Briga-se por influência política e espaço econômico. 

A guerra midiática sempre está presente. A direita já falava no século XIX que qualquer direito trabalhista vai quebrar o mercado. Reclamavam quando proibiram o trabalho infantil, reclamavam quando proibiram o trabalho de mulheres grávidas, reclamavam quando diminuíram o trabalho de 16h para 14h e, no entanto, foi apenas discurso para o povo e ao contrário, temos hoje muitos serviços precarizados, com falta de mão de obra. 

A quem interessa a vitória de um discurso sem se basear em fatos? Por que claramente a destruição do Congresso Nacional no dia 08/01 para a direita é algo bom? A possibilidade de ter no Brasil um Livre Mercado. Sem regras, livre, leve e solto. No Brasil temos um latifúndio imenso e improdutivo, mais uma grande maioria da população precisando trabalhar. O que garante isso acontecer? A propriedade privada. O Estado garante a existência da propriedade privada  através da polícia. O livre mercado é tão forçado quanto qualquer experiência social, afinal ele depende também do Estado para existir. Como na China não existe movimento como MST? João Pedro Stedile na CPI já respondeu: Houve uma Reforma Agrária na década de 40.

O movimento de direita exige a liberdade de expressão. Quebrar a nossa democracia é um direito? A liberdade total é algo abstrato, pois nunca vai existir. Focault já dizia que existem os seres viventes e os dispositivos. Sempre. Um conjunto de Leis e regulamentações para que todos possam usufruir da melhor forma e que ninguém possa ter ganho individual. Ou seja, Liberdade para um liberal burguês significa usufruto da propriedade privada de maneira irrestrita. 

Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant, teóricos do liberalismo não se sentiam mal com a existência da escravidão, pois o usufruto da propriedade privada era o próprio escravo. A falta de liberdade na época do abolicionismo era perder seu escravo. Então, para a extrema direita, a liberdade de seu usufruto e tomar o poder à força, pois não concorda em dar direitos as empregadas domésticas, é poder atacar as minorias sem ter consequências, é poder atirar no outro quando achar que está contrariado, é atacar a democracia pois não está podendo mais roubar para seu usufruto da próprio. 

Porto Alegre, recentemente aprovou o Dia do patriota, no dia 08/01, é uma afronta à nação, mas mais que isso, a disputa pela guerra midiática. A região Sul do país, que deu maior votação para Bolsonaro, que historicamente recebeu um número muito grande de nazistas fugidos da guerra, que possuía vinícolas com trabalhos análogos à escravidão, lar de muitos endinheirados no Balneário Camburiú, aprovou a Lei do Dia Municipal do patriota. Evidentemente o STF derrubou e a própria Camara de Porto Alegre teve que revogar a proposta do vereador cassado por ter se beneficiado de abuso de poder econômico e dos meios de comunicação social (usufruto da propriedade privada), Alexandre Bobadra  do PL. 

E assim como certos evangélicos “chutam uma Santa” metaforicamente é um sinônimo de suicídio ou de quem conhece seu poder, o Bolsonarismo trabalha da mesma forma sem esperar consequência. Acham que tudo vale. Tudo é liberdade. Mas enquanto houver fome, não existirá liberdade.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.