CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Márcia Lia avatar

Márcia Lia

A Márcia Lia é deputada estadual e líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo

12 artigos

blog

1º de Maio, um marco na nossa luta

Um 1º de maio que, ao contrário de anos anteriores, de comemoração, será um marco na luta pela preservação do que é essencial aos trabalhadores: ter garantidos seus direitos previstos na CLT

Um 1º de maio que, ao contrário de anos anteriores, de comemoração, será um marco na luta pela preservação do que é essencial aos trabalhadores: ter garantidos seus direitos previstos na CLT (Foto: Márcia Lia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um 1º de maio histórico, aguerrido e sem descanso. Um dia de trabalho importante, talvez o mais desde 2004. Um 1º de maio que, ao contrário de anos anteriores, de comemoração, será um marco na luta pela preservação do que é essencial aos trabalhadores: ter garantidos seus direitos previstos na CLT, exatamente neste momento em que parte da Câmara Federal tenta 'tratorar' a Carteira de Trabalho com o PL 4330/2004. Um vulcão que dormia há 11 anos e que entra em erupção ameaçando o relativo equilíbrio nas relações trabalhistas. Se aprovadas, as mudanças previstas no projeto serão devastadoras para os trabalhadores, especialmente pelo artigo mais polêmico: o que permite a terceirização da mão de obra na atividade fim de uma empresa. Por isso nossa luta é incessante.

No Brasil há 13 milhões de trabalhadores terceirizados submetidos a uma carga extra de trabalho, sem qualquer compensação salarial ou em descanso, e ainda recebem cerca de 25% menos do que um trabalhador celetista na mesma função. Sem falar dos outros direitos. Se a terceirização é a pauta, esta sim deveria ser a preocupação dos nobres deputados debruçados sobre o tema, porque a Súmula 331 precisa de aperfeiçoamento. Ampliar a terceirização é abrir uma porta que levará direto a uma maior precarização dos direitos dos trabalhadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que entre 2010 e 2013, nas 10 principais operações de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão, quase 3 mil dos 3.553 casos envolviam terceirizados. O número de mortos no trabalho segue a mesma tendência: no setor elétrico, de 79 mortes em 2013, 61 eram de terceirizados; nas obras de acabamento, de 20 óbitos, 18 eram de empregados terceirizados. Na questão dos direitos, os resultados são os mesmos em desfavor dos trabalhadores terceirizados. O agravante é que o PL 4330 faculta aos empregadores cumprir ou não direitos básicos, inclusive alimentação e atendimento ambulatorial.

Mas a questão do trabalho merece mais de nossa atenção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar dos esforços do Governo Federal e dos órgãos de fiscalização trabalhista, convivemos com uma realidade inaceitável, como o trabalho análogo ao escravo de brasileiros e imigrantes no campo e na cidade, o trabalho infantil e a diferença de remuneração entre a mão obra feminina e masculina, para citar as principais formas de exploração laboral.

Há, no parlamento, questões como a regulamentação do trabalho das empregadas domésticas - categoria que viveu até recentemente sem qualquer direito trabalhista - que precisam da atenção do Congresso. É necessário que se conclua a votação do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 72, que estendeu aos empregados domésticos os 16 direitos trabalhistas, mas sete não foram regulamentados: indenização no caso de demissão sem justa causa, salário família, FGTS, seguro desemprego, auxílio-creche, adicional noturno e seguro contra acidentes de trabalho. Essas sim são questões urgentes na pauta da justiça social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Colocar em votação o PL 4330/2004 é inverter a pauta das reais necessidades dos trabalhadores brasileiros; e mais, do desenvolvimento da Nação. Números e estatísticas não faltam contra a terceirização. Insistir no tema é fazer uma opção pelo desequilíbrio nas relações de trabalho, coisa que só interessa a quem visa o lucro pelo lucro, sem preocupar-se com direitos humanos, com o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
Mais uma vez, será necessário lutar e mostrar ao país a aberração que se tenta cometer na legislação trabalhista. O 1º de maio será um marco nessa luta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO