CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Castelo avatar

Carlos Castelo

Jornalista, sócio-fundador do grupo Língua de Trapo, um estilo sem escritor

113 artigos

blog

1840 caracteres

Durante o tempo em que redigi esta crônica partiram 76 brasileiros por Covid-19. Aqui são 76 toques. Do lado de fora, nem houve a possibilidade de tocar clarins homenageando-os. 1840 caracteres. 1840 mortes. Fim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Este texto tem 1840 caracteres, sem espaços. Cada um deles representa um brasileiro que se foi por causa do Covid-19 no três de março de 2021. Quando transformamos vidas em sinais gráficos, as existências ficam banalizadas como são agora aqui pelo país.

O curioso é que, mesmo o ser humano vivendo em função de suas máscaras, não as usa durante uma triste pandemia. O porquê é uma intrincada questão. Muitos dizem que o exemplo não vem de cima. E que o de cima é de uma grande baixeza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1840 mortos falam por eles mesmos. Um número tão expressivo, num só dia, não precisa de nenhum discurso. Nem mesmo o deste texto. Eu só o escrevo para, com todas as letras, visualizar a situação.

Até aqui são 583 caracteres. Ou 583 mortos. Não é nem a metade do total. A tendência é de que, num próximo texto, ao chegarmos nesse parágrafo, os caracteres – assim como os falecidos – sejam em número bem maior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje batem-se cabeças no governo sobre a necessidade de lockdown. Se pararmos todos, para a economia. Se não pararmos todos, não param as mortes. A solução parece óbvia, mas nem tudo é óbvio por essas plagas. Temos 259 mil argumentos para defender a ideia de que é preciso baixar velas e se fechar no barco nas horas de intempérie. A nau da Terra Brasilis, entretanto, segue singrando como se estivesse com vento na popa.

O Mercado, mantendo a metáfora naval, lembra as barcaças d’antanho. Com escravos remando e um supervisor batendo o tambor, regulando o ritmo. A percussão do Mercado não pode parar e já está iniciando a execução da Marcha Fúnebre, de Chopin. Mais cadáveres, em breve, serão localizados nas praias próximas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mortes em larga escala sempre nos trouxeram grandes ensinamentos. Revolução Francesa, duas guerras mundiais, Hiroshima, Nagasaki, 11 de Setembro. No Brasil, a moral da história não vem porque nunca houve moral em nossa História. O último país a abolir a escravidão continua não enxergando o Outro. O sumiço do vizinho não é conosco, é com o bispo, que está aí para quem quiser se queixar.

Durante o tempo em que redigi esta crônica partiram 76 brasileiros por Covid-19. Aqui são 76 toques. Do lado de fora, nem houve a possibilidade de tocar clarins homenageando-os.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1840 caracteres. 1840 mortes. Fim.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO