CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alencar Santana Braga avatar

Alencar Santana Braga

Deputado federal pelo PT de São Paulo

50 artigos

blog

40 anos do PT: nossa razão de existir ainda vive

Temos uma responsabilidade militante com o Brasil pois nossas razões de existir nunca estiveram tão fortes

Fernando Haddad participa do primeiro dia de evento em comemora磯 aos 40 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Circo Voador, na Lapa, Zona Central da cidade do Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (7) (Foto: Twitter/Gleisi Hoffmann)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mesmo quatro décadas depois de sua fundação, as razões pelas quais o PT foi criado, infelizmente, ainda estão presentes no Brasil, que caminha com Bolsonaro para um período sombrio e antidemocrático. 

Nascemos, como partido, do confronto direto à ditadura e à repressão, da luta contra as injustiças sociais, do grito popular por mais liberdade e do sonho de vivermos em um país moderno, fraterno e soberano, com um Estado forte, garantidor de direitos, de respeito pela diversidade e atuante para seu povo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao longos dos últimos 40 anos, vivemos sim momentos de avanços, como o direito ao voto direto, as conquistas cidadãs registradas em nossa Constituição de 1988 e um longo período de vitórias sociais, em especial de 2002 a 2016, onde estivemos à frente do país e celebramos nossa pluralidade e nossa diversidade. 

Durante o governo do presidente Lula, a população brasileira experimentou a redução da pobreza e das desigualdades, o aumento da capacidade de consumo, a ampliação e modernização de nosso mercado de trabalho, a expansão da massa salarial e da renda e a melhoria de todos os indicadores sociais e de participação cidadã. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi um período em que o desenvolvimento econômico inclusivo, a habitação popular, a cultura, o combate à fome e os investimentos em educação e saúde foram prioridades. 

Assim como a expansão dos direitos, com políticas afirmativas e de reparação histórica com negros, mulheres e comunidades tradicionais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, o gráfico de crescimento democrático sofreu um gravíssimo revés e agora, com o governo Bolsonaro, resultado da união dos liberais com a extrema direita, vemos um rápido avanço do projeto de destruição do Estado e retirada de todo e qualquer direito humano e cidadão, em especial aos mais pobres.

Vem do próprio presidente e de seus aliados a tentativa de implantação de um regime autoritário e violento, fundamentado na censura e na perseguição de todos que pedem por justiça ou mesmo que denunciam os rumos antissociais e antidemocráticos do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso, mais do nunca, o PT precisa lutar. 

O PT é maior partido do país e Lula o maior líder político em atividade na esquerda latino-americana e temos responsabilidades com a história e com o povo brasileiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não podemos nos furtar de nosso papel e, mais do que nunca, as razões para lutar estão postas, cabendo aos nossos dirigentes e a toda militância a obrigação de, como Lula, fazer um grande e democrático levante contra a agenda fascista, liberal e antipovo de Bolsonaro e seus aliados. 

Vamos às ruas! Vamos mobilizar o povo! Vamos fazer história! Parabéns ao PT!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO