CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

50 anos da morte de Marighella

Não julgue Carlos Marighella antes de conhecer sua biografia e seu ideal. Marighella foi sim um herói, que bateu de frente contra os interesses imperialistas e capitalistas dos EUA

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em 4 de novembro de 1969 assassinaram Marighella. Agentes do DOPS, usando de sua tática truculenta e covarde (como é habitual até hoje na figura pária da Polícia Militar, filhotes da ditadura), usou companheiros como isca, encurralou e fuzilou Carlos na Alameda Casa Branca. 

No portal "Memórias da Ditatura", descrevem Carlos Marighella como "político, guerrilheiro e poeta (...) vivenciou a repressão de dois regimes autoritários: o Estado Novo (1937-1945), de Getúlio Vargas, e a ditadura militar iniciada em 1964. Foi um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar e chegou a ser considerado o inimigo número um da ditadura”.

Carlos não foi apenas um cidadão. Foi um guerreiro, que abdicou de sua vida pessoal por uma luta ampla e social.

Cinquenta anos depois de sua morte, Marighella ainda é lembrado por sua busca de justiça. E até hoje ainda tira o sono de fascistas que, em pleno século XXI, ainda impõe uma censura sobre sua própria biografia cinematográfica.

Podem tentar nos calar, mas jamais apagarão a chama da democracia que Carlos e tantos outros brasileiros e brasileiras acenderam. Os tempos são obscuros e trevosos sob a batuta de um presidente (sic) eleito por meio de FAKE NEWS, apoiador de milícias e, junto com seu clã bolsonarista, muito provavelmente envolvido com a execução da vereadora Marielle. Mas continuaremos lutando e resistindo.

Por isso é importante que se conheça a verdade, pois só ela nos permite lutar com sabedoria e consciência de que estamos do lado certo da história.

Em seu fabuloso livro "Mariguella: o guerrilheiro que incendiou o mundo", Mario Magalhães mostra quem foi verdadeiramente esse soteropolitano. Lendo-o e se informando, todo estigma jogado sobre Marighella – ditado pela direita desesperada e reacionária –se desfaz como pó, dando espaço para a verdade.

Assim sendo, não julgue Carlos Marighella antes de conhecer sua biografia e seu ideal. Marighella foi sim um herói, que bateu de frente contra os interesses imperialistas e capitalistas dos EUA. Carlos foi, acima de tudo, um verdadeiro brasileiro, que colocaria “no chinelo” qualquer um que se diz patriota hoje em dia - o que inclui até mesmo os milicos da velha guarda, que atualmente são verdadeiros criminosos e cúmplices lesa-pátria.

Marighella foi – e deve ser para sempre – um exemplo de resistência!

Carlos Marighella, presente!

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO