Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

A bala de prata da direita para instalar a CPMI do INSS

Alcolumbre tem dado sinais de que não pretende criar o colegiado, mas será cobrado a fazer

Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Lideranças da direita usarão a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2021, que determinou a instalação da CPI da Covid, para pressionar o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, a instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS. Na liminar, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que não poderia haver “possibilidade de omissão ou análise de conveniência política por parte da Presidência da Casa Legislativa”.

Davi Alcolumbre tem dado sinais de que não pretende criar o colegiado, mas será cobrado a fazer. Isso porque o requerimento para abrir a investigação já tem assinaturas suficientes - 29 senadores e 192 deputados - e trata de um tema de extrema relevância. É possível que o documento seja protocolado entre hoje e amanhã. 

Além disso, a pressão sobre uma investigação bicameral deve aumentar já que não há outros pedidos de CPMI protocolados. Por outro lado, existem 11 requerimentos de CPIs aguardando instalação na Câmara, o que dificultará que a Casa Baixa investigue unilateralmente as fraudes no INSS.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados