CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mirela Filgueiras avatar

Mirela Filgueiras

Jornalista, com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Tem experiência nas áreas de webjornalismo, assessoria, rádio e televisão. Estuda as relações entre cibercultura e jornalismo

31 artigos

blog

A Banalidade do Absurdo

A estrada da extrema-direita estava, então, pavimentada. A campanha de 2018 foi o prenúncio do que seria a base do governo Bolsonaro: fake news, discursos de ódio e diversionismo

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estamos na era da banalidade do absurdo. Que tipo de presidente acha aceitável participar de um deboche patético, ao lado de um “humorista”, que entrega bananas para a imprensa? Que tipo de imprensa aceita ser insultada dentro de um cercadinho? Quando daremos um basta a esse circo de horrores armado para esconder a inépcia de todo o Governo Federal?


Loucuras se sucedem, cotidianamente, em um ritmo frenético que acaba por normalizar a insensatez, o grotesco, a estupidez. Nossa sociedade está sendo levada ao caos, à hostilidade violenta e ao autoritarismo. Estamos normalizando o inominável, regredindo, cavando um poço de preconceitos, intolerância, burrice e alienação.


Começamos com o mentirão e a teoria do domínio do fato; depois aceitamos o impeachment da Dilma, sem crime de responsabilidade, com direito a discurso em defesa do torturador Ustra; até que Lula foi preso por “ato de ofício indeterminado” e impedido de disputar as eleições.  


A estrada da extrema-direita estava, então, pavimentada. A campanha de 2018 foi o prenúncio do que seria a base do governo Bolsonaro: fake news, discursos de ódio e diversionismo.


Neste Brasil distópico, os absurdos se sucedem, cada vez piores e mais graves. Eles nos anestesiam e tornam tudo banal, perigoso e preocupante. Contra “argumentos” não há fatos. Hoje, teorias malucas e anticientíficas são questão de opinião; o vocabulário está cada vez mais chulo; o comportamento, mais agressivo e a cultura virou um “pum produzido com talco espirrando do traseiro do palhaço”.


O elogio da estupidez empoderou os medíocres. Agora, os imbecis, que eram os piores alunos da sala de aula, podem se tornar presidentes, ministros, parlamentares e formadores de opinião. Ganharam o poder político, religioso e midiático.  


Os discursos de ódio viraram homicídios; os neopentecostais são os novos fanáticos religiosos, vendilhões, com sede de dominar a política e o judiciário; o próprio judiciário virou capanga de miliciano; os militares são antinacionalistas e entreguistas; a política está cheia de outsiders e o jornalismo hegemônico e interesseiro tenta legitimar nossa democracia em vertigem.  

Pibinho


Bolsonaro entregou um PIB de 1,1%. Agora, lembremos que durante o governo Lula, em 2010, o PIB brasileiro atingiu 7,5%, o maior desde 1986, e que durante o governo Dilma, em 2014, o Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica. O total de desempregados, em dezembro, era de 1,051 milhão de pessoas. Tínhamos uma economia forte e pleno emprego, e acima de tudo, tínhamos soberania, paz, felicidade e esperança.


No governo Bolsonaro só temos deboche, autoritarismo e mentiras. O desemprego vai continuar e a economia não vai melhorar, porque a política neoliberal do ministro Guedes é de desmonte.


Quando a miséria se instalar nos lares dos cidadãos de bem, não terá teologia da prosperidade que dê jeito. Com isso, o pobre de direita, também conhecido como classe média conservadora, pode aprender a lição, passar a ter consciência de classe e abandonar o palhaço miliciano e o engodo do liberalismo.  


Referências:


SPITZ, Clarice. PIB brasileiro fecha 2010 com crescimento de 7,5%, maior desde 1986, aponta IBGE. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/pib-brasileiro-fecha-2010-com-crescimento-de-75-maior-desde-1986-aponta-ibge-2815938>. Acesso em: 04 mar. 2020

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO