CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

A China depende do Brasil. Este é um grande problema

A China precisa deste petróleo assim como precisa da soja do milho e da carne brasileira. Isto os torna de certa forma, dependentes do Brasil. Se faltar o fornecimento brasileiro eles levarão algum tempo para encontrar quem substitua, e certamente pagarão mais caro. Existe um produto entretanto para o qual não existem fornecedores alternativos: o minério de ferro

Jair Bolsonaro e o presidente da China, Xi Jinping (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em  2018, durante a campanha eleitoral , causou apreensão o discurso  anti-China de Bolsonaro que retratava o país asiático como um predador que quer dominar áreas fundamentais da nossa economia. 

Por diversas  vezes Bolsonaro alertou “Os  chineses não  estão comprando do Brasil. Eles estão comprando o Brasil”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No início o atual governo se disse totalmente favorável ao incremento de  relações com os Estados Unidos. Em discurso Paulo Guedes oferecia o país “de bandeja” aos americanos. Entregaram Alcântara e a Embraer. Bateram continência para a bandeira americana e não passou despercebido o “I love you” para Trump.

De repente, agora em novembro, fala-se em acordo de livre comercio com  a China. A rede Bandeirantes assina parceria com um grupo de comunicação chinês e passa a apresentar  programas sobre o governo da China. Mao Tse Tung, Confúcio etc.  A Vale vai passar a receber em yuan por suas vendas e XI Jiping oferece um crédito de US$ 100 bilhões para  infra estrutura  no Brasil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que houve  ? O que provocou uma mudança tão radical? 

Nenhum jornalista, nenhum especialista questiona?  Ninguém tem dúvidas ?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será que nós fomos negociados nos ajustes comerciais que estão sendo feitos entre EUA/China? 

E os  brasileiros não se preocupam com mais nada?  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A descoberta do pré-sal aumentou o interesse dos chineses, que têm atuado como parceiros da Petrobrás desde o primeiro leilão (Libra em 2013). Oferecem financiamentos pedindo  como garantia apenas o promessa de futuro fornecimento de petróleo. O volume de exportação  de óleo cru  da Petrobras para a China aumenta ano a ano.  

A  China precisa deste petróleo assim como precisa da soja do milho e da carne brasileira. Isto os torna de certa forma, dependentes  do Brasil. Se faltar o fornecimento brasileiro eles levarão algum tempo para encontrar quem  substitua, e certamente pagarão mais  caro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Existe um produto  entretanto para o  qual não existem fornecedores alternativos: o minério de ferro. 

Se faltar o fornecimento brasileiro vão ser necessários muitos anos para que os produtores mundiais recomponham a oferta. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Vale prevê produzir em 2019 cerca de 400 milhões de toneladas de minerios de ferro, sendo  que, deste total, mais de 50% vai ser exportado para a  China. 

Com tal volume  de  minério de ferro a China produzirá (não tenho o número exato)  mais de  100 milhões de toneladas de aço. Aço para atender a sua indústria, automobilística, naval,, aeronáutica,construção civil etc. 

Para dar  uma ideia, a produção brasileira de aço está em torno de 35 milhões de toneladas ano, suficientes para atender o mercado interno, sobrando um excedente para exportação.

Qualquer desequilíbrio de fornecimento  por  parte da Vale pode causar  sérios danos à economia chinesa. Imaginem um bloqueio das estradas de ferro Vitoria/Minas e Carajás ? Seria um caos total para  a economia daquele país e de outros países (ex: Japão). 

Este nível de  dependência de um país como a  China pode ser muito perigoso para nós. 

Os brasileiros deveriam  estar  preocupados e examinando todos os cenários possíveis. Os prós e os contra. 

Infelizmente a classe jornalística brasileira não assume o papel que deveria ter, de analisar  todos os temas relevantes para a nação, questionando os  dirigentes e informando a população (como vemos acontecer em outros países). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO