Arnóbio Rocha avatar

Arnóbio Rocha

Advogado civilista, membro do Sindicato dos Advogados de SP, ex-vice-presidente da CDH da OAB-SP, autor do Blog arnobiorocha.com.br e do livro "Crise 2.0: A taxa de lucro reloaded".

204 artigos

HOME > blog

A China tecnológica

"A China é o admirável mundo novo!", diz Arnóbio Rocha

O logotipo da DeepSeek é visto nesta ilustração tirada em 27 de janeiro de 2025 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

Dizer que a IA chinesa, DeepSeek, é melhor por seu baixo custo é reduzir a qualidade ao preço. A questão é que a China atingiu um patamar de qualidade de seus produtos não por mão de obra abundante, mas pelo espantoso avanço tecnológico, cérebro, decisão política e visão estratégica.

Em 1996, a China criou duas empresas de infraestrutura de Telecomunicações, Huawei e ZTE, sem nunca ter produzido uma central telefônica. 10 anos depois, a Huawei já disputava mercado mundial com equipamentos engenhosos e futuristas, com incrível capacidade de adaptação ao setor. Mais de 10 anos depois, a Huawei virou a empresa mais importante do mundo em 5G, a tecnologia de ponta na telefonia móvel celular. 

O futuro da fusão telecomunicações, informática e Internet, que produz não apenas equipamentos, mas software e algoritmos, está na China, não surpreende o DeepSeek, enquanto os EUA achavam que retomavam a liderança tecnológica com suas IAs. Depois da surra no 5G, a China os derruba mais uma vez.

Repito, isso não tem nada a ver com baixo custo, tem a ver com a alta qualidade e avanço tecnológico, o que faz com que tenha baixo custo. Senão parece que a China só vence essa corrida pela quantidade. Não é. É sim pela enorme qualidade. 

A China é o admirável mundo novo!

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados