Rachel Vargas avatar

Rachel Vargas

Jornalista há 20 anos, atuou nas principais redações do país, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, TV Band, TV Justiça, Record TV e CNN. Há dois anos, começou a atuar em consultorias políticas e se especializou como consultora de relações institucionais e governamentais.

154 artigos

HOME > blog

A conversa de Lula com líderes e ministros nos bastidores durante viagem à Ásia

Relatos obtidos pela coluna revelam que o presidente está, sim, consciente de que é hora de tomar decisões efetivas, especialmente no campo econômico

Lula durante sua viagem à Ásia (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Cercado de alguns dos principais ministros e de seus líderes da base na viagem que fez à Ásia, o presidente Lula conjecturou sobre o atual cenário do governo e avaliou medidas para recuperar sua popularidade, em queda segundo pesquisas. O último levantamento foi realizado pelo DataFolha e aponta aprovação de apenas 24% da população.

Relatos obtidos pela coluna revelam que o presidente está, sim, consciente de que é hora de tomar decisões efetivas, especialmente no campo econômico, num momento em que o país enfrenta aumento no preço de alimentos e taxa de juros alta. Para além disso, o próprio presidente teria avaliado junto a esses aliados a necessidade de uma aproximação entre os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), cuja relação é ruidosa e gera impactos negativos para a imagem e resultados do governo.

Numa dessas conversas, a avaliação geral foi de que o governo tem, sim, boas entregas e resultados indiscutíveis, como a taxa de desemprego, que apesar de ter crescido para 6.8% no trimestre anterior, ainda é a menor da série histórica desde 2014.

O problema, segundo relatos, seria a embalagem e o formato do que está sendo entregue. O PAC, por exemplo, é uma das políticas públicas reeditadas pelo Lula 3, mas com pouco impacto eleitoral e demora na entrega das obras, sem falar que muitas vezes o programa não é concluído ou só é entregue no governo seguinte. Portanto, uma das conclusões nessas rodadas de conversa é de que o governo precisa ouvir mais a população e entender o que, de fato, é o anseio do povo.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados