Luiz Henrique Dias avatar

Luiz Henrique Dias

Professor, arquiteto e urbanista. Mestre em História pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila)

41 artigos

HOME > blog

A crise se agrava

Os resultados das pesquisas e dados oficiais mostram que, para além do índice de desemprego com dois dígitos, o período de realocação - quando há - passa de um ano. Tempo suficiente pra destruir a autonomia da pessoa

desemprego (Foto: Luiz Henrique Dias)

1- Desemprego alto, demanda baixa, bancos com lucros recordes e incertezas da população sobre o futuro. Eis a economia "ajustada" de Meirelles e do Mercado

2- Os resultados das pesquisas e dados oficiais mostram que, para além do índice de desemprego com dois dígitos, o período de realocação - quando há - passa de um ano. Tempo suficiente pra destruir a autonomia da pessoa.

A são paulo que queremos: desemprego?

Em nossa região metropolitana, os maiores atingidos com o desemprego são os jovens.

Além da dificuldade para conseguir o primeiro trabalho, quando consegue, a pessoa é vítima da informalidade ou das novas regras trabalhistas, que permitem níveis inaceitáveis de exploração.

Precisamos reativar a economia paulista, gerar empregos para os jovens e para quem saiu do mercado e não consegue voltar.

E é preciso descentralizar: levar o trabalho para os bairros e para as cidades da RMSP, evitando que os jovens passem jornadas exaustivas no transporte público.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.