CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hildegard Angel avatar

Hildegard Angel

Jornalista, ex-atriz, filha da estilista Zuzu Angel e irmã do militante político Stuart Angel Jones

220 artigos

blog

A diplomação

Diplomação de Lula como presidente do Brasil nesta segunda-feira teve mais pompa do que a de Tancredo Neves, em janeiro de 1985, a primeira da redemocratização

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Hildegard Angel, para o 247

Lula e Janja, Alckmin e Lu, os presidente e vice-presidentes eleitos, chegam com suas esposas ao TSE para a solenidade de sua diplomação. Ocasião solene, com Dragões da Independência perfilados em corredor para a passagem das autoridades em tapete vermelho. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não foi com essa pompa e circunstância, a cerimônia de diplomação do primeiro Presidente da República da redemocratização, por eleição indireta, em janeiro de 1985, Tancredo Neves.

Por força da boa relação com Tancredo Neves, dona Risoleta e sua família, tive a honra de ser convidada para a cerimônia de sua diplomação como Presidente da República. Não foi no auditório do TSE. Foi, se não me falha a memória, no Congresso Nacional. Numa sala de auditório pequeno - a eleição de Tancredo foi no plenário, não a diplomação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estavam presentes os eleitos, seus aliados políticos mais próximos, lembro-me de Milton Reis e Marina, de Mauro Salles, de toda a unida família Neves. Que eu me recorde, eu era a única jornalista presente. Obviamente havia fotógrafo e cinegrafista, mas foi um evento praticamente reservado. Fotografei, anotei e publiquei no Globo. 

Do lado de fora da sala, a imprensa brasileira borbulhava. Havia mesmo uma euforia pela retomada democrática. Apesar de acontecer por via indireta, apesar de a escolha não ter sido por voto popular, o sentimento era de entusiasmo por o Brasil retomar seu rumo, com as instituições republicanas em sua normalidade, pela passagem de poder ser feita sem violência, sem o "jus esperneandi".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A violência já havia sido de imenso tamanho, a repressão já tinha ultrapassado todos os limites da imaginação humana. Fechava-se um ciclo de censura, meias verdades, mentiras deslavadas, terrorismo de estado, perseguições, prepotência, e toda a sorte de aberraçoes cometidas quando o poder absoluto é entregue a um grupo humano, e não existe justiça, não há códigos, ética, princípios. A truculência e a barbárie sao permitidas e jamais contidas. 

Quando até os poderosos se temem. O autoritarismo se sobrepõe à lógica; o fanatismo, à justiça. A delação sem respaldo na verdade é desenfreada. Aquele tempo passou. Como passarão os quatro anos doentes de Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO