CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Vigilante avatar

Chico Vigilante

Deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do DF

576 artigos

blog

A direita se une mais fortemente a cada delação

A proteção de Cunha e de Temer parece ser do interesse de todos os corruptos envolvidos no golpe. Ou seja, serão as atuais delações apenas a ponta de um iceberg?

O vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, na solenidade de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin (Valter Campanato/Agência Brasil) (Foto: Chico Vigilante)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não é a primeira vez que a imprensa estrangeira se antecipa à grande mídia nacional e pontua novos fatos na farsa do golpe contra Dilma.

Agora aponta o complô Temer/Cunha para salvar suas peles, a cada dia com maiores indícios de imersão total no  mar de lama da corrupção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Baseando-se a princípio no pressuposto de que os golpistas "estão determinados a impedir Dilma por razões ideológicas" o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, em artigo no The Intercept, conclui que "Temer tem atuado para salvar a pele de Cunha e se reúnem entre si e secretamente com os juízes que estão julgando os processos de corrupção".

E isso só não vê quem não quer. Temer além de golpista e traidor acredita na impunidade e nem se preocupa em passar a imagem de um líder ético e digno, o que seria compreensível, por mais que saibamos que não é.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tem confessado descaradamente que fala com regularidade “sobre conjuntura política” com Cunha, como se um presidente, mesmo que interino, pudesse ter questões a tratar com um réu, criminoso, com mandato parlamentar suspenso.

Na mesma direção, a de que o impeachment não passa de um golpe, a agência Associated Press pontuou que  “ relatório de auditores independentes contratados pelo Senado brasileiro afirma que a presidente suspensa Dilma Rousseff não agiu na modificação da contabilidade de que foi acusada no julgamento de seu impeachment”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A farsa do impeachment para destruir as conquistas sociais dos últimos anos e manter impune a corrupção da direita chega a sua evidência máxima neste final de junho, a menos de dois meses da votação final do processo no Senado Federal.

Para o jornalista Fernando Brito, do Tijolaço,  "é evidente a relação entre o rápido desfecho policial da delação de Fábio Cleto, ex-pupilo de Eduardo Cunha como representante da Caixa no Fundo de Investimentos do FGTS, e a nova fase da Operação Salva Cunha acertada no Palácio do Jaburu".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A bomba com potencial para estragos de grande proporções com a delação premiada de Cleto foi entregue, desta vez ao jornal O Estado de São Paulo. 

Segundo o jornal, Cleto relatou que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu propinas em 12 operações de grupos empresariais que obtiveram aportes milionários do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em depoimentos prestados à PGR, de acordo com o jornal, Cleto contou que Cunha cobrava comissões variáveis, de 0,3%, 0,5% ou até mais de 1% dos repasses feitos pelo fundo.

Aos procuradores da Operação Lava Jato, o delator contou que tinha reuniões semanais com ex-presidente da Câmara, em Brasília, para informar quais grupos buscavam apoio do banco público e definir quais Cunha preferia ter como alvos de corrupção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cleto informou que os encontros eram todas as terças-feiras, por volta das 7h30, no apartamento funcional do deputado e  depois que Cunha assumiu a Presidência da Câmara, na residência oficial da Casa, no Lago Sul.

Para confirmar os encontros, Cleto indicou à PGR o nome do motorista da Caixa que o levava; entregou cópias de seus votos no comitê do FI-FGTS; e uma planilha com a “prestação de contas” do esquema, produzida pelo operador do mercado financeiro Lúcio Bolonha Funaro, preso na sexta-feira, 1/7.

Apesar do crescente escândalo, os tucanos, aliados do PMDB no processo de impeachment de Dilma, também não parecem interessados na cassação do  ex-presidente da Câmara. Ou estariam de mão amarradas ?

Devem ter muito mais a esconder, do que tudo aquilo  de mal feito conhecido  há anos sobre Aécio Neves, Azeredo, FHC, Serra, Aloísio Nunes e seu bando. Até hoje impunes.

Reportagem do UOL “PSDB não vai se empenhar na cassação de Cunha”, nesta sexta, 1/07, afirma que o partido não trabalhará para que seus deputados votem pela cassação de Eduardo Cunha.

E pasmem : o discurso dos quadrilheiros é que Cunha não merece a condenação institucional da sigla porque prestou um “serviço relevante para o país” ao dar celeridade ao impeachment de Dilma Rousseff.

Tudo indica que Eduardo Cunha tem cartas nas mangas em relação a todos eles, principalmente a Temer que atua na mesma direção, porque se quisesse ou pudesse se livrar de Cunha, já o teria feito.

No toma lá, dá cá peculiar do bando que tomou de assalto o poder, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, não deverá mover uma palha em resposta à questão de ordem do PSOL para dar andamento à montagem da comissão de impeachment de Temer.

Sustenta que não lhe cabe indicar, à revelia dos líderes partidários, os integrantes para a comissão de impeachment do presidente interino.

Portanto, se os líderes não indicarem ou se o STF não determinar – o que provavelmente acontecerá – as possibilidades de um impeachment de Temer são quase inexistentes.

A proteção de Cunha e de Temer parece ser do interesse de todos os corruptos envolvidos no golpe. Ou seja, serão as atuais delações apenas a ponta de um iceberg?

Os brasileiros que lotaram as ruas deste país contra a corrupção há dois anos devem agora voltar-se com força total contra esta trama para manter no poder o bando de Temer e garantir um Eduardo Cunha livre de cassação.

Esta é a hora da verdade. Esta é a hora da defesa e da radicalização de nossa democracia. É hora de união também.

Inclusive, é hora de voltar pra rua, daqueles que se manifestaram e bateram panelas pelo impeachment acreditando ser Temer a solução para os males do Brasil.

Todos eles devem, mesmo envergonhados e arrependidos, lutar para reorganizar a lambança que, inocentemente, ajudaram a iniciar. Ainda é tempo de optar por não ocupar o mesmo lugar reservado a Temer e sua turma: o esgoto da história.

CHICO VIGILANTE

Deputado Distrital pelo PT

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO