A Era da Transparência

Cada vez mais o Senado quer espelhar desejos e aspirações dos brasileiros que pedem mudanças no comportamento político-administrativo do país

Cada vez mais o Senado quer espelhar desejos e aspirações dos brasileiros que pedem mudanças no comportamento político-administrativo do país
Cada vez mais o Senado quer espelhar desejos e aspirações dos brasileiros que pedem mudanças no comportamento político-administrativo do país (Foto: Renan Calheiros)

Nós últimos anos, o Senado vem fomentando a cultura de transparência e do controle público. Cumprimos a Lei de Acesso à Informação, que obriga os órgãos públicos dos três poderes a dar transparência a todas as suas ações.

Cada vez mais o Senado quer espelhar também desejos e aspirações dos cidadãos brasileiros que pedem mudanças na atuação, na postura e no comportamento político-administrativo do país.

Pesquisa recente do DataSenado, por exemplo, revela que 80% dos brasileiros acreditam que uma reforma política trará vantagens. Reformas e mudanças devem estar na ordem do dia. Com essa motivação apresentamos o anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais.

Trata-se de um conjunto de normas para garantir responsabilidade de seus dirigentes, que certamente resultará na transparência reclamada pela sociedade nas empresas públicas, estatais, e sociedades de economia mista – da Petrobrás aos bancos públicos.

Com a enquete, realizada pelo DataSenado, levaremos a proposta aos brasileiros, que poderão colaborar sobre o projeto da Lei de Responsabilidade da Estatais que, consequentemente, também obriga a transparência em suas gestões.

Transparência plena em toda a administração pública é o anseio da sociedade brasileira. Em maio comemoramos o terceiro ano da Lei de Acesso à Informação. No Senado também celebramos avanços constantes.

Duas vezes avaliado por organizações da sociedade civil – Fundação Getulio Vargas e a ONG Artigo 19 – a transparência do Senado obteve nota máxima dentre os órgãos do poder legislativo auditados.

Na avaliação da FGV, o Senado foi a única entre as Casas legislativas a responder todas as informações. Nos dois monitoramentos respondemos a todas indagações dentro dos prazos da lei. Hoje, todas as informações referentes ao Senado estão disponíveis e acessíveis aos brasileiros.

Em processo permanente de aperfeiçoamento, o Portal de Transparência do Senado busca alcançar clareza e prontidão nas informações com mais agilidade e com o mínimo de "clics" possíveis.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247