CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ariovaldo Ramos avatar

Ariovaldo Ramos

Coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito Presbítero da Comunidade Cristã Reformada em São Paulo, SP

133 artigos

blog

A ética como pressuposto

Ética é uma qualidade que foi denunciada como ausente em seu perfil, pelo contrário foi julgado como parcial e destituído de qualquer senso de legalidade na condução de um processo jurídico

(Foto: Lula Marques/Fotos Públicas)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os apóstolos, aqueles que andaram com Cristo durante sua peregrinação, como ser humano, entre nós, lideraram a primeira Igreja, que foi instalada em Jerusalém. 

Como haviam aprendido com Jesus de Nazaré, levaram a comunidade de fé a viver uma vida de absoluta solidariedade, onde, voluntariamente, todos concordaram que tudo deveria ser comum a todos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Algum tempo depois, os apóstolos enfrentaram uma crise na comunidade: por racismo, as viúvas de origem grega foram desprezadas na distribuição dos víveres. 

Os apóstolos resolveram-na de forma inusitada; primeiro, reconheceram o direito das irmãs, surpreendente numa época em que as mulheres sequer eram contadas; segundo, reconheceram a sua incompetência logística, e que era chegada a hora de distribuir o poder. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Daí, contra todas as previsões, convocaram uma assembléia geral, expuseram o problema, acolheram as irmãs em seu direito, e, para solucionar o impasse, ao invés de usar o poder que lhes era reconhecido, evocaram a democracia como modo de solução de impasses de relacionamento e de poder dentro da comunidade. 

E, provavelmente, pela primeira vez na história, homens e mulheres, gregos e judeus, livremente, elegeram um corpo de oficiais para prover todas as condições para que houvesse justiça social. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma questão, entretanto, os apóstolos deixaram claro, que os que poderiam ser eleitos tinham de ser pautados pelo compromisso ético, e por reconhecida sabedoria, qualidades que deveriam ser atestadas pela comunidade como “conditio sine qua non” para que a candidatura pudesse ser acolhida. O que faz todo sentido, uma vez que para além do problema de gestão teriam um problema ético para debelar. Como, de resto, o tem todo o gestor público, numa sociedade plural e, no caso brasileiro, como na primeira igreja, pluralismo agravado pelo racismo. 

Esse grupo, chamado de diaconia, passou a estabelecer uma espécie de seguridade social na comunidade, garantindo o acesso de todos a tudo, indiscriminadamente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todo o corpo diaconal, livremente eleito, era composto de pessoas de origem grega, o que significa que, antes de tudo, os apóstolos trabalharam a questão do racismo, levando os de origem judaica a reconhecer a segregação, a ponto da assembleia eleger de tal maneira que não houvesse lugar para o que poderia tornar-se racismo estrutural. 

No Brasil estamos assistindo a insinuação do que tem sido chamado de 3ª via, uma tentativa de oferecer uma candidatura majoritária entre Bolsonaro, cuja administração é acusada de ser corrupta; pró concentradora de renda, graças a um neoliberalismo retrógrado, gerador de miséria  e racista; sem contar a acusação de genocida por política de imunização de rebanho, que levou o país a ter 12% dos mortos por Covid no mundo, apesar de ter 2% da população mundial;  e Lula, que teve o governo mais eficaz no enfrentamento do racismo, e no enfrentamento à epidemia, no caso, a do vírus H1N1, e na distribuição de renda, tudo isso com crescimento econômico e cultural, em todos os sentidos, a ponto de levar o país a posição de 6ª economia do mundo.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O candidato à 3ª via, que a grande mídia parece insuflar, e que, antes de qualquer candidatura oficial, já apresenta o seu futuro ministro da economia, também proveniente da ditadura, como o atual ministro da economia, jamais seria candidato na primeira igreja, porque, como é sabido de todos, ética é uma qualidade que foi denunciada como ausente em seu perfil, pelo contrário foi julgado como parcial e destituído de qualquer senso de legalidade na condução de um processo jurídico. 

Fica claro que os proponentes da 3ª via não passam de velhacos espertalhões tentando vender o mesmo produto que sustentam no poder, de novo, jurando que a nova maquiagem é, de fato, uma mudança na face pérfida e escravista que sempre os caracterizou. Quanto a aparente escolha destes, faz todo o sentido, uma vez que os iguais acabam se encontrando, aliás, tal pretenso candidato já lhes prestou relevante serviços, garantindo-lhes a ascensão ao poder pela prática de prisão política, que inviabilizou a candidatura que tinha maior probabilidade de vencer as eleições, a candidatura de Lula, que os embusteiros racistas, escravistas e usurpadores do país, mais uma vez tentam evitar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO