CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alencar Santana Braga avatar

Alencar Santana Braga

Deputado federal pelo PT de São Paulo

50 artigos

blog

A fabricação de medicamentos deve ser uma prioridade política

É defender o interesse social acima da lógica privada e privatista, que prega o estado mínimo e o lucro

Medicamentos em laboratório (Foto: Sabrina Bernardo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há muitos anos acompanho a dramática situação da FURP, a estatal paulista responsável por fabricar parte significativa dos medicamentos utilizados nos serviços de saúde do Estado de São Paulo e de centenas de cidades brasileiras.

A empresa, que chegou a ser o maior fabricante público de medicamentos do país, contava com duas unidades de produção, uma em Guarulhos e outra em Américo Brasiliense, sendo que esta última foi transferida para iniciativa privada no governo Alckmin, PSDB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, outro tucano, João Doria, quer acabar de vez com a FURP, importante e estratégica empresa, abrindo mão da autonomia do Poder Público de produzir e fornecer medicamentos à população.

Antes disso, os sucessivos governos do PSDB trataram de atuar contra a FURP, subutilizando as plantas industriais, deixando faltar insumos, promovendo demissões ilegais e diminuindo a gama de medicamentos produzidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse é o velho receituário neoliberal: sucatear para justificar a venda, sem dar importância nenhuma à população ou a quem precisa dos medicamentos.

Estamos ao lado dos trabalhadores e da saúde pública, fazendo as seguintes reflexões:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

– o Estado de São Paulo, ao abrir mão de seus laboratórios e fábricas de medicamentos, assim como do acesso à tecnologia de fabricação, não estaria refém dos grandes laboratórios privados, que poderão impôr sua política de preços aos governos municipais e estaduais sem preocupação alguma com a concorrência?

– em caso, por exemplo, de uma grave epidemia, como ficaríamos sem nossas fábricas de medicamentos e nossos profissionais capacitados na área?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

– Não estaria o Governo do Estado abrindo mão de seu papel de zelar pelo interesse público e a saúde da população?

Defender a FURP é defender não somente os empregos e o patrimônio do Estado de São Paulo, mas também defender nosso direito à saude e a uma política justa e eficaz de acesso aos medicamentos de qualidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO