CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1185 artigos

blog

A face oculta da diplomacia de submissão

"A prisão de 18 000 brasileiros -- entre eles, 3 000 crianças -- pela polícia de fronteira dos Estados Unidos é uma vergonha para o país e uma ofensa à nossa dignidade.Também é uma resposta esclarecedora à diplomacia de submissão de Jair Bolsonaro", diz Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, para o Jornalistas pela Democracia - Enquanto Bolsonaro abriu as fronteiras para visitantes estrangeiros, 18 000 brasileiros seguem foram presos no último ano  quando tentavam  atravessar a fronteira dos Estados Unidos, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

A prisão de 18 000 brasileiros -- entre eles, 3 000 crianças -- pela polícia de fronteira dos Estados Unidos é uma vergonha para o país e uma ofensa à nossa dignidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também é uma resposta esclarecedora à  diplomacia de submissão de Jair Bolsonaro.

Há apenas 9 meses, na primeira visita oficial ao Deus Trump, como diz o chanceler Ernesto Araújo, Bolsonaro anunciou uma alfandega de gentileza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Informou que a partir de então os viajantes norte-americanos estariam dispensados de obter visto de entrada no Brasil.

Depois disso, eles puderam entrar no Brasil como se estivessem na casa deles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O problema é que, ignorando regras elementares da tradição diplomática, onde a reciprocidade faz parte do tratamento obrigatório entre governos que prezam sua soberania, foi uma gentileza de um lado só.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como acontece há décadas, sempre que tentam entrar nos Estados Unidos os brasileiros continuam enfrentando um controle rigoroso, que pode ter momentos de muito constrangimento -- como testemunham viajantes de várias categorias, inclusive aqueles com patrimônio acima da média.

O resultado está lá, estampado na Folha de hoje, em reportagem de Marina Dias. Sem documentos para ingressar no país, a imagem mostra um grupo de brasileiros e brasileiras apanhados na fronteira, vigiados por soldados e cães.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São foragidos do desemprego prolongado, e da falta de perspectiva de um país que entrega suas riquezas a preço de banana.

No Brasil, o número de 18 000 pessoas é  suficiente para se formar uma pequena cidade. (Segundo o IBGE, pelo menos 161 cidades brasileiras possuem entre 15 000 e 20 000 habitantes).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comparando com o registro anterior, o  número de prisioneiros brasilerios deu um salto gigantesco, Multiplicou-se por seis, entre outubro de 2018-2019. A projeção para o próximo ano é idêntica -- se não for maior.

Como tantos povos do mundo, por muitos anos teremos brasileiros e brasileiras dispostos a lutar por seu destino em outras fronteiras.

Alguma dúvida? 

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO