CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marconi Moura de Lima avatar

Marconi Moura de Lima

Professor, escritor. Graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Foi Secretário de Educação e Cultura em Cidade Ocidental. Leciona no curso de Agroecologia na Universidade Estadual de Goiás (UEG), e teima discutir questões de um novo arranjo civilizatório brasileiro.

86 artigos

blog

A foto, o Baixo Clero e o fedor de seu “castelo” colonial

Triste imagem esta foto. Mostra tão somente a nossa pior face... Que gostaríamos de não mais ter de ver em nossas vidas intergeracionais destruídas por séculos colonial...

Rodrigo Maia, Jair Bolsonaro, Davi Alcolumbre, Dias Toffoli (Foto: J. Batista/Ag. Câmara)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Idade Medieval[1]. Cidades podres. Vielas fétidas da urina dos desavisados. Ratos correm pelas ruas. Parecem familiarizados com o ambiente degradante. Castelos fedorentos jogam nas ruas da cidade o seu esgoto. Os narizes humanos suportam o que não tem jeito de atenuar.

 Essa descrição seria perfeitamente ajustável aos séculos próximos de um dígito, no arvorecer tão precário das grandes cidades europeias emergentes. Todavia, é apenas a semiótica do Brasil contemporâneo. Regredimos a um tempo rude, selvagem, bárbaro, sem lógica, onde o laureamento da irracionalidade reinou-se como senso comum - dos comuns e dos “nobres”. E a feiura como estética institucional da República em ruínas, é o que agrada aos olhos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Para dar tons - de azuis - a esta cena, elucido a imagem que vi essa semana. Uma foto [2] do Presidente da República, Jair Bolsonaro, ombreado aos presidentes da Câmara e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Para completar a távola do inferno de Dante, Dias Tofolli, último ex-presidente do STF, recém saído de seu trono - naquele castelo de areia chamado Suprema Corte. (Volatilidade semântica em cínicas instituições!)

 Talvez seja uma das fotos mais mesquinhas que eu já tenha visto nos últimos anos (ainda estou julgando). É a síntese do fisiologismo barato, da mentalidade colonial (neste caso sob a perspectiva dos capitães do mato), e da ascensão do mais asqueroso que o Baixo Clero da política e da justiça brasileiras poderiam oferecer - a nós, brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Sim, porque absolutamente nenhum dos quatro homens dessa foto (que me referi) seriam algo (nada), não fossem os eventos históricos de controvérsia da lógica ocorridos nestes últimos... quatro anos na República. O laurear da irracionalidade possível.

 Senão, vejamos:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 1) Bolsonaro, o resto mais pro-lixo que os porões do Congresso Nacional poderiam nos emergir. Vence a eleição de 2018 por forças totalmente estranhas. É o escopo genético personificado da mentira e da hipocrisia. É a farsa como gente e como Presidente. É o anti-gente!

 2) Maia somente se tornara Presidente da Câmara porque foi um "presente" do Golpe de 16 dado a um membro fútil da oligarquia caduca. Trata-se de um anti-destino na existência da civilização que se chama Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 3) Alcolumbre. Quem é mesmo esse homem? Desde quando está na política? Alguém já o viu em alguma luta útil pela República ou na defesa da Democracia? Não é possível nem comentar o que nunca foi sequer comentado. Brotou de algum limbo periférico de baixo IDH e muita desnutrição. Só pode!

 E, 4) Tofolli. Puxa! A síntese do traidor. A ressurreição de Judas (que, de tempos em tempos, aparece para puxar o calcanhar da gente). O escopo do pusilânime. Um cara que Lula, o sindicalista que virou Presidente do Brasil (de esperanças); o operário com algum poder institucional, este que rompe o legado colonial (mesmo que seja por poucos minutos), faz uma fissura na história óbvia do Brasil, e resolve imprimir uma nova classe de operadores do Direito a ocupar os postos-chave da Nação. Ao menos o primeiro indicado do Lula (Dias Tofolli) à Suprema Corte era de Lula, era da "esquerda", não viera de acordos com o Congresso Nacional ou com as forças hegemônicas eternas. Foi a experienciação de um nome "puro sangue", sem a anuência de Sarneys, Renans, Cabraus etc. Os seguintes, para ter algum acesso à sabatina do Senado, jamais poderiam ter pronunciado prosodicamente o nome “PT”. Apenas Tofolli teve esse direito. Mas olha no que se tornou (ou desmascarou) o jovem advogado: num capacho do que há de mais podre na República brasileira. Um magistrado como a maioria: elitista, egoísta, equilibrista[3]...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Triste imagem esta foto. Mostra tão somente a nossa pior face... Que gostaríamos de não mais ter de ver em nossas vidas intergeracionais destruídas por séculos colonial...

 ........................

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 [1] O termo adequado seria “Idade Média”. Porém, por carga semântico-imagética achei melhor fundir os termos e trazer logo a acepção “Medieval”, como simbologia do atraso civilizatório-humano. 

[2] É fundamental fazer uma ressalva à/ao Leitora/or que não se trata de qualquer foto institucional de quatro homens representando suas respectivas instituições. Todavia, “amigos”, como num churrasco confraternizando. Entretanto, neste caso, a “festa” era uma negociata de bastidores para aprovar a Reforma da Previdência, e acabar com os direitos dos mais pobres. (A foto é de J. Batista, da Agência Câmara, tirada em março/2019.) 

Cena semelhante acontece essa semana em jantar na casa de Tofolli para chancelar o nome de Kassio Nunes a uma vaga no STF. Na justificativa, disseram que estavam apenas confraternizando, assistindo ao jogo “Palmeiras x Ceará”. 

[3] Equilibrista aqui não é habilidade positiva, sagacidade. É fator vulgar típico dos homens da República brasileira: pendem para um lado e outro, a depender da conveniência dos fins e dos meios.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO