CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Inez Lemos avatar

Inez Lemos

Psicanalista e autora de "Berro de Maria", ed. Quixote.

15 artigos

blog

A gênese da barbárie

Devemos investigar como a extrema direita explora a condição humana a ponto de engajá-la por meio de um vínculo erótico

(Foto: Pixabay)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Talvez o filme "Dias perfeitos" de Wim Wenders nos ajude a refletir a liquidez das relações afetivas, falta de consistência nos debates, ausência dos marcos teóricos, paradigmas como referência de construção do pensamento e orientação para a vida ética, justa.

Quando começa o esgarçamento da textura existêncial?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Várias obras podem nos ajudar a formular uma resposta: A sociedade do espetáculo, A cultura do narcisismo, O declinio do homem público, A era do vazio, além das obras de Sygmunt Bauman que inícia-se com "O mal-estar da pós-modernidade". Freud já havia profetizado em seu famoso "O mal-estar na civilização". Muitos tentaram nos alertar para a desqualificação do pensamento como estratégia ao recrudescimento do fascismo, totalitarismo.

Como abordar a questão de forma ampla, investigando a construção do desejo contemporâneo em divulgar ódio, destruir pessoas e governos por meio de mentiras?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filme de Wim Wenders é um manifesto à contemplação, à tudo que falta em nosso cotidiano - dedicarmos às miudezas da vida. O protagonista se interessa pelos detalhes da natureza, se delicia em ser bom, em gastar sua paciência com os outros, esmerando-se em seu trabalho. Lavar os banheiros públicos de Tóquio tornou-se um ritual quase libinal, prazeroso, erótico. Lembramos que Eros é o Deus do amor.

Aqui reside a questão, o que move as pessoas é de natureza libidinal, contudo devemos investigar como a extrema direita explora a condição humana a ponto de engajá-la por meio de um vínculo erótico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As pessoas sentem prazer em seguir os ditames do "Brasil pararelo", projeto fascista que enebria seus fiéis proporcionando uma satisfação "quase espiritual" por meio de suas redes fakes - algo escapa ao racional.

A interação nas redes sociais dissemina fake news e alimenta o ego dos participantes ao estabelecer uma relação de identificação que produz satisfação - sentem prazer em divulgar as palavras de ordem antidemocráticas, mesmo sem sentido, inverdades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao, por meio de métodos, criar uma conexão de natureza libidinal, vínculo erótico, fundam-se as condições para um assujeitamento irracional. Quando crescemos numa cultura de consumo vazio, relações interpessoais líquidas, desconectadas com a natureza, o laço social se fortalece por meio de uma hipnose às técnicas de sugestão. A verdade está na imagem, no espetáculo distorcendo a realidade.

Ao debatermos a barbárie que domina a vida política e familiar, devemos repensar a educação de nossos filhos. Crianças, ao passarem horas diante de telas, vivem alheias, suspensas. O eu paralisado na realidade virtual não se desenvolve em sua plenitude, denunciando falha na concepção de mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filme "Dias perfeitos" serve como alerta, o contraponto do que somos - nossa rotina, valores, escolhas. Poucas famílias estão interessadas em ensinar aos filhos o culto à natureza, a importância da responsabilidade nas relações afetivas, o debruçar sobre as tarefas de seu cotidiano - empenho, ética e compromisso.

A saída está na orientação do prazer, na produção do tesão. Onde iremos colocar nossa libido - competição ou colaboração?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem colocar o desejo na implantação de novas formas de subjetivação, o combate à barbárie não terá efeito. Nosso desejo há de ter um lugar no projeto social.

Importante ensinar às crianças a conviverem com a falta, a imperfeição do mundo, saber que a insatisfação e a frustração fazem parte da vida. Quase perfeita.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO