CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Pinguelli Rosa avatar

Luiz Pinguelli Rosa

Professor Emérito da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), da UFRJ

2 artigos

blog

A guerra é contra ou a favor do vírus?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A despeito de nove militares no primeiro escalão do governo, as operações de combate ao inimigo, no caso o SARS-COV-2, vão muito mal. O lema do general ministro da saúde – um manda (o presidente), outro (ele) obedece - tem se mostrado um verdadeiro fiasco em termos de estratégia e ação no combate à Covid-19.  É bem verdade que o “chefe das forças armadas”, que é o presidente da República, não ajuda, ao contrário atrapalha a ponto de parecer estar do lado do vírus e não da população. 

Bolsonaro tem atitudes totalmente incompatíveis com o cargo que ocupa, de chefe da nação. Promove exibições de cunho populista que lembram o fascista Mussolini, cujas atitudes beiravam o ridículo.  Em um período tão difícil para a população, se exibe cavalgando em frente ao Palácio; mergulhando e nadando escoltado em uma praia, indo ao encontro de adeptos sem máscara, apertando mãos, enfim desobedecendo às normas de combate à própria pandemia. Além de frases descabidas trivializando a Covid-19, o presidente nega evidências científicas, exalta o uso de cloroquina no tratamento da doença, mesmo após pesquisadores confirmarem a ausência de seus benefícios e médicos alertarem para os seus efeitos colaterais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 O único argumento a favor da nomeação de um general de divisão do Exército para ministro da Saúde era ser ele oriundo do Serviço de Intendência, que tem funções logísticas. E isso não é pouca coisa. Há um ramo da matemática aplicada, a pesquisa operacional, cuja origem está na Segunda Guerra Mundial, dada a complexidade do suprimento para as tropas que frequentemente se deslocam no terreno para enfrentar o inimigo. 

No caso das vacinas, além do Brasil ser referência mundial em campanhas de vacinação, sua logística é menos complexa que nesse tipo de operação militar: os locais de aplicação são fixos, o suprimento a ser distribuído é mais simples, como insumos, frascos, seringas e agulhas, respiradores e refrigeradores, essencialmente. No entanto, até o momento, o desgoverno tem provocado um verdadeiro caos que impede o início da vacinação, apesar do crescente aumento no número de óbitos e da constante ameaça que aflige a população. Por sorte, contamos com cientistas competentes e engajados, universidades e instituições de pesquisa públicas comprometidas com o país. Um investimento acertado da sociedade brasileira.         

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO