A guerra estúpida de Trump

"Definitivamente, é uma estupidez típica de um Trump isso que está acontecendo na Venezuela. Não venha ninguém me dizer que o que está havendo é uma luta da 'democracia' contra uma 'ditadura' imposta por Maduro", diz o colunista Hayle Gadelha; "Definitivamente vivemos um momento político onde a estupidez jorra sem parar"

A guerra estúpida de Trump
A guerra estúpida de Trump (Foto: Esq.: Jonathan Ernst - Reuters / Dir.: Manauere Quitero - Reuters)

Definitivamente, é uma estupidez típica de um Trump isso que está acontecendo na Venezuela. Não venha ninguém me dizer que o que está havendo é uma luta da “democracia” contra uma “ditadura” imposta por Maduro. Primeiro alguém me diga quem é o grande democrata que está no comando. E se alguém disser que é o Trump eu desligo e quebro a televisão. Quem está no comando acima de tudo é o petróleo. No passado recente, foi graças ao petróleo que Hugo Chávez pôde financiar programas sociais. Com o crescimento econômico possibilitado pelo petróleo, o país reduziu substancialmente os níveis de pobreza, o percentual de famílias abaixo da linha de pobreza caiu de 54% em 2003 para 27,4% em 2011 e 23.9% em 2013. A extrema pobreza foi reduzida de 25,1% em 2003 para 7,3% em 2011. Graças ao petróleo (mas também graças às preocupações sociais em destaque), Chávez recebeu o Prêmio Internacional José Martí 2005, concedido pela UNESCO pelo trabalho de alfabetização.

Ok, mas, só no último ano, o preço do petróleo deve ter caído cerca de 15%. Pode ter sido jogada política internacional, principalmente em função do xisto, que barateia a produção de petróleo e interfere no preço do petróleo de extração tradicional. Adicione o cerco político vindo particularmente de Trump, e você com toda certeza terá um país pobre completamente estrangulado.

Agora, ponha-se no lugar de Trump, arranje um jovem americanófilo disposto a tomar o lugar de Maduro, consiga uns países sulamericanos “aliados” para ajudar no cerco – e pronto! Temos a crise da Venezuela, onde até o Brasil de Bolsonaro está se metendo!!!

Definitivamente vivemos um momento político onde a estupidez jorra sem parar.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247