CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gustavo Conde avatar

Gustavo Conde

Gustavo Conde é linguista.

282 artigos

blog

A história não deixará Lula em paz

O linguista Gustavo Conde afirma que Bolsonaro vai encolhendo diante da oposição de Lula: "com Lula na oposição, Bolsonaro vira uma espécie de Figueiredo. Uma herança maldita. Ele ainda diz: "que não se subestime a força histórica de Lula. Lula é o significado máximo da democracia brasileira, o pressuposto básico, o líder que não passou a maior parte de sua vida sendo governo, mas, sim, fazendo oposição"

Foto: Francisco Proner Ramos
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Com Lula na oposição, Bolsonaro vira uma espécie de Figueiredo. Uma herança maldita. Um trambolho no meio da sala.

Preparem-se. A gente sempre tende a achar que o lado bestial e criminoso acaba prevalecendo, mas não é bem assim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que não se subestime a força histórica e simbólica de Lula. Lula é o significado máximo da democracia brasileira, o pressuposto básico, o líder que não passou a maior parte de sua vida sendo governo, mas, sim, fazendo oposição.

Aliás, diga-se de passagem: quando Lula foi governo, ele continuou sendo "oposição", oposição ao "sistema", oposição à cultura escravocrata encarnada pela Rede Globo e congêneres midiáticos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(O Brasil não tem apenas racismo estrutural: tem escravagismo estrutural).

Lula só não contrariou todos os interesses da nossa elite financeira, preguiçosa, violenta e subdesenvolvida, porque sabia da índole vingativa e assassina dessa elite. Ele a manteve em "fogo brando", com lucros preservados e até maiores que o padrão histórico, para poder tirar 40 milhões de pessoas da miséria em paz e dar, pela primeira vez na história, um padrão econômico ao país (bem como um mercado interno).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muita gente de esquerda não entende isso. Acha que os bancos e os grandes empresários tinham de ser "desapropriados", estatizados, arrochados.

O caso é que o Brasil tem tanta, mas tanta, tanta riqueza, que era realmente mais prudente - como demonstrou ser, ao menos, a médio prazo - manter esses acumuladores compulsivos de capital saciados e relativamente controlados para salvar as vidas de milhões de pessoas - e não ficar no embate bolorento da ideologia esquerdomacha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais um ponto para Lula. Ele se negou a ser um ditadorzinho e se perpetuar no poder (como muitos líderes latino-americanos incensados por nossa esquerda masculinizada) e decidiu apostar na mulher como vetor de distribuição inteligente de renda e como alternância de poder.

Hoje, Lula volta a ser solução para o continente. Mais solução ainda do que já foi. Porque a crise que assola a América Latina é também uma crise moral de apego ao poder, de vale-tudo, de um paradigma revolucionário apodrecido e que já tinha sido ultrapassado por Lula na própria fundação do PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante dessa monumentalidade, Bolsonaro vira um inseto de esgoto à espera da chinelada soberana do povo trabalhador.

Por isso, ele tem pânico. Por isso, ele tem medo. Por isso, ele não pensa em outra coisa senão se proteger.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A ebulição social nas ruas do Brasil é tão certa quando o sol que vai nascer amanhã. O próprio governo Bolsonaro sabe disso e faz ameaças antecipadas, coisa que só um inseto que habita o bueiro contaminado dos condomínios de luxo é capaz de fazer.

O prognóstico, no entanto, é tão certo quanto inútil. Quando o país explodir - e deve explodir, porque merecemos e precisamos - quem irão chamar para acalmar a população e para organizar a demanda social? Quem tem expertise nesse campo de contenção?

As emoções políticas são fortes e serão mais ainda. Lula, que aparentemente quer descansar, namorar, curtir a vida, ainda que discursando e alimentando a militância (porque isso, para ele, "é" curtir a vida), vai ser chamado novamente pela história.

A história não deixa Lula em paz, talvez porque o ame mais do que nós mesmos, que amamos a democracia e a vida humana.

Ainda bem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO