CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

A hostilidade do Congresso contra Lula

O problema é que Lula não tem base de apoio num Congresso de maioria bolsonarista e isso o obriga a negociar muito com o Centrão e os independentes

Lula (Foto: ABr | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A hostilidade do Congresso Nacional em relação a Lula chega a ser belicosa, nas palavras do presidente da Câmara dos Deputados. Como pode um presidente da República andar com seus próprios pés,  sem o apoio dos parlamentares? 

Só em regime de exceção ou de cooptação milionária dos deputados é possível governar sem uma base de apoio parlamentar própria, não  fisiológica. A declaração  de Arthur Lira soa como uma ameaça  ou uma chantagem  ao presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, ele tem planos próprios para a sucessão de Lula, que passam pela próxima sucessão  de si próprio na Câmara. Interessa a ele o fracasso ou os percalços do governo. Ele retira vantagens e benefícios  dessas dificuldades.

O problema é que Lula não tem base de apoio num Congresso de maioria bolsonarista e isso o obriga a negociar muito com o Centrão e os independentes. Negociação  que se chama troca de votos  por cargos, nomeações e emendas parlamentares.

Governo mal chamado de coalizão. Coalizão não programática ou de interesses públicos. Interesses paroquiais, corporativos  pessoais ou de grupos. Difícil levar adiante uma agenda de desenvolvimento, justiça social,  igualdade racial e de gênero, com o apoio dessa súcia  de assaltantes do erário público.  O desabafo de Lula em São Bernardo é  compreensível.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dizia Rosa Luxemburgo, a democracia  e as liberdades só colocam para quem pensa diferente de nós.  Mas não é este o caso. Trata-se de interesses, ambição,  gana, má  vontade, falta de espírito republicano. Pobre do presidente, negociar com quem não tem escrúpulos em assaltar a nação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO