A ideologia do Haiti e os kids pretos
Os kids pretos lutaram contra um povo pobre, negro e faminto
A chamada "Ideologia do Haiti" - o uso massivo de forças militares, em especial dos "Kids pretos", contra a população civil, numa evidente confusão entre "Defesa" e "Segurança" - tem sua origem no Western Hemisferic Center of Security Cooperation, antiga "Escola das Américas", em Fort Bening, nos EUA.
A doutrina previa transformar os exércitos latino-americanos em força policial para consolidar as políticas de repressão ao narcotráfico, ao contrabando e à migração de "indocumentados". Assim, o custo social de tal repressão ficava fora dos EUA, não criando tensões raciais e sociais no interior dos EUA.
Da mesma forma, o pretenso heroísmo do Haiti desempenhou um papel na gestação do golpe bolsonarista idêntico ao papel da FEB para o golpe de 1964. Ocorre que a FEB de fato lutou, e morreram por isso, contra o fascismo. Os kids pretos lutaram contra um povo pobre, negro e faminto.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.




