CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1193 artigos

blog

A inteligência corajosa de Conceição Tavares

Conceição deu contribuições decisivas para formar a consciência crítica de futuros líderes políticos

Imagem Thumbnail
Maria da Conceição Tavares (Foto: Blog da Boitempo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasileiras e brasileiros acumularam uma saudável dívida intelectual e política com a professora Maria da Conceição Tavares, falecida neste fim-de-semana, aos 94 anos.

Portuguesa de nascimento e progressista por formação, alvo permanente da ditadura salazarista que governou Portugal por quatro décadas, Conceição passou mais da metade da existência no Brasil, onde construiu uma obra formada pela combinação de três virtudes raras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tinha a erudição profunda dos alunos que sempre foram aplicados; a sagacidade dos intelectuais capazes de apontar, num só relâmpago, erros e inconsistências graves que ninguém tinha visto antes. Conceição também possuía um traço valioso de caráter, a coragem política de confrontar idéias erradas de monstros consagrados pelo conformismo reinante tanto na vida acadêmica como nos ambientes políticos mais tacanhos.

Empregando sua voz de trovão e um cérebro particularmente dotado para distribuir sementes de coragem política e inteligência aos milhares de alunos que cultivou nas salas de aula da Universidade Federal do Rio de Janeiro e depois na Universidade de Campinas, sem falar nas inúmeras palestras que proferiu pelo país inteiro e no exterior, Conceição deu contribuições decisivas para formar a consciência crítica de futuros ministros, sindicalistas, lideranças populares e até empresários capazes de enxergar o mundo além do egoísmo do próprio bolso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Produziu uma obra acadêmica fundamental para a compreensão da dinâmica das economias de países dependentes, como o Brasil, foco permanente de sua atenção. Escrito em 1972, o texto "Da substituição de importações ao capitalismo financeiro" foi reescrito, atualizado e reatualizado ao longo dos anos, sempre que isso se fazia necessário.

Conceição guardava ali a semente inquieta de uma mente inconformista, capaz de confrontar tanto o triunfalismo sem caráter dos pensadores liberais como o derrotismo paralisante de professores capazes de produzir uma competente visão crítica da sociedade mas sem capacidade de construir alternativas viáveis ao atraso. Intelectual rigorosa, que nunca deixou de ser, também, uma militante de ideias necessárias de transformação social, o que explica a coerência de sua filiação ao Partido dos Trabalhadores, Maria da Conceição Tavares deixa uma biografia de acordo com as ideias que abraçou. Esta é sua maior herança.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO