CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1185 artigos

blog

A intolerável tolerância de José Múcio

O jornalista Paulo Moreira Leite rebate a afirmação do novo Ministro da Defesa, José Múcio, que diz que os atos golpistas são "uma manifestação da democracia"

(Foto: REUTERS/Adriano Machado | ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite

A Folha de hoje publica uma declaração do ministro da Defesa José Múcio sobre os acampamentos bolsonaristas de Brasília, ainda ativos um mês depois que o TSE proclamou a vitória de Lula sobre Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para José Múcio, "as manifestações no acampamento, e eu digo isso com muita autoridade porque tenho familiares e amigos lá, é uma manifestação da democracia". É chocante -- e isso nada tem a ver com as relações pessoais do ministro. O caso envolve as leis em vigor no país.  

Num país onde a Constituição determina no artigo 142 a subordinação das Forças Armadas ao poder civil, "sob autoridade suprema do presidente da Republica", os acampamentos de Brasília nada tem democráticos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num regime onde os governantes são escolhidos em urna, no mais amplo regime de liberdades públicas de nossa história republicana, representam um acinte aos direitos de brasileiras e brasileiros. 

Expressam um movimento anti-democrático por natureza.  Já serviram de abrigo, por exemplo, ao terrorista de extrema-direita George Washington de Oliveira Souza. Proprietário de um arsenal bélico de fuzis e metralhadoras avaliado em 126 000 reais, ele preparou um atentado a bomba -- felizmente fracassado -- no Aeroporto de Brasília, área onde circulam 27 000 passageiros dia.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há uma semana, moradores de um desses acampamentos receberam uma ordem de despejo por parte de agentes policiais do Distrito Federal. 

Numa reação filmada e disponível nas redes sociais, colocaram as chamadas forças da ordem para correr -- e não voltaram a ser importunados, num tratamento tão raro e cortês que deixou a suspeita de cumplicidade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nascidos para alimentar a contestação a uma derrota política anunciada pelo TSE e reconhecida pelo conjunto da comunidade internacional, os acampamentos se destinam a cumprir uma finalidade política inaceitável -- desgastar o sistema democrático e sabotar um governo eleito por 60.345.999 de brasileiros e brasileiras, na perspectiva de inviabilizar a reconstrução do Brasil anunciada por Lula.  

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO