CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

742 artigos

blog

A jogada suja de Bolsonaro

Colunista Moisés Mendes, do Jornalistas pela Democracia, diz que o proununciamento de Bolsonaro em rede nacional, desafiando abertamente a orientação de cientistas de todo o mundo, "foi parte da sua estratégia de sobrevivência, sem relação nenhuma com saúde pública e interesse coletivo"

Jair Bolsonaro em pronunciamento em cadeia e rádio e TV (Foto: Reprodução/Twitter)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Mendes, para o Jornalistas pela Democracia - Por que Bolsonaro decidiu desafiar abertamente a orientação de cientistas de todo o mundo para que a população fique em casa? Porque as ações de Bolsonaro são orientadas por seu histórico no submundo da política.

A fala foi parte da sua estratégia de sobrevivência, sem relação nenhuma com saúde pública e interesse coletivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro teme que o confinamento leve à paralisação da economia e à ameaça de revolta social, num ambiente já tensionado pelo desemprego e pelo desalento.
Bolsonaro disse que o confinamento é uma bobagem por temer que outras medidas que vai tomar, como a que permite redução de salários, acabem por tornar sua sobrevivência política insustentável.

É preciso desviar o foco do debate para a clausura, imposta pelos Estados, como uma medida destruidora da economia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele e a extrema direita empresarial fizeram uma escolha: que morra quem tem que morrer, sem grandes restrições ao cotidiano das pessoas, como o confinamento para todos e o fechamento de escolas. Para que as pessoas voltem a circular nas ruas e trabalhar.

A fala foi um desafio às normas de contenção de convívio social baixadas pelos governadores e pelos prefeitos. Bolsonaro está pedindo que a população desobedeça essas determinações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O sujeito quer salvar a própria pele, diante da certeza de que não tem e não terá suporte político para aguentar as sequelas da pandemia. Um governo em situação normal poderia ter. Não o seu governo.

Ao afirmar que é preciso voltar a trabalhar e ao estimular a desobediência às normas estaduais, Bolsonaro diz à sua base que ele é quem luta pela salvação dos empregos e dos salários, enquanto os governadores jogam contra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para completar, Bolsonaro repetiu que ele, se fosse infectado, seria incomodado apenas por uma gripezinha, porque é saudável e pratica exercícios.

Induziu toda a população a pensar que a pandemia é inofensiva para os que se acham fortes. Ele seria o modelo de força e determinação contra um vírus vagabundo. Todo o pronunciamento foi a exposição de um crime.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO